Colunistas

Só quando pagar do próprio bolso eles vão parar

22/03/2018 - 11h00min

Estamos quase em abril e o passeio público do Centro, que não é lá grandes coisas, continua em obras. Menos mal que está em fase final. No entanto, tem uma coisa que chama a atenção. Na frente do Banrisul e da Caixa Federal, o passeio público avança mais de dois metros sobre o leito da avenida. No outro lado, tem um monte de terra que também avança cerca de dois metros sobre a avenida, diminuindo quase à metade a área para a passagem de veículos. Qual é o ponto onde quero chegar? Na sinalização.

Ela simplesmente não existe. Parece incrível que em pleno ano de 2018, a Prefeitura de Ivoti ainda se sujeite a processos por falta de sinalização nas ruas. Todo o problema está em quem paga a conta. Como não é ninguém da Secretaria de Obras e tampouco o prefeito que paga a conta por desleixo na sinalização da avenida, não estão nem aí para a sinalização das ruas quando estão em obras. Se tem vereador com culhão, que entre com um projeto responsabilizando os secretários e o prefeito quando a sinalização é mal feita. Imaginem se morre alguém ali e a Prefeitura por acaso é condenada a pagar uma indenização. Não vai ser pouco o valor. Aí o vereador fará jus ao salário que ganha. Ele tem que defender o dinheiro público da má gestão do Executivo. Este problema é histórico, desde a emancipação de Ivoti não é feita sinalização nem perto do que é necessário. Mas isto não quer dizer que um dia se resolva este problema.

MUDANÇA

Agora, com o novo prefeito e o novo responsável pela Secretaria de Obras, que sabidamente é um sujeito ativo e preocupado com o bom andamento dos trabalhos, esperemos que isto se resolva. Se tiver que comprar equipamentos até um pouco mais modernos que os tradicionais cavaletes usados desde que me conheço, que se faça isto. Não vai custar caro. Vamos fazer nesta área uma revolução em Ivoti. Em vez de roubarem tudo na Secretaria de Obras, que se faça uma ótima sinalização pelo menos onde há obra. Fechar a metade do leito da avenida e não botar um pingo de sinalização é um negócio que não se admite mais. Como estamos em época de mudanças, e este nome vem a calhar ao fato de termos um prefeito que não seja Arnaldo ou Maria há quase 30 anos, a Prefeitura poderia fazer uma mudança também nesta área da sinalização. Queremos ser um município de primeiro mundo, moderno, progressista, em todas as áreas e não só nas escolas de Educação Infantil. A Prefeitura precisa atacar todas as áreas de sua competência, de forma igualitária, senão, teremos escolas de boa qualidade num município com ruas cheias de buracos, com falta de sinalização, etc, etc, etc.

ILUMINAÇÃO

Não entendi porque a assessora de imprensa da Prefeitura fez um release nesta semana sobre a responsabilidade do município de prover a iluminação pública. Ela transcreveu uma notícia de decisão proferida por um tribunal neste sentido. Isto até as pedras sabem. Onde ela quer chegar com aquele release? Alguém mandou fazer para sinalizar algo? Poderia ser mais explícita.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário