Coluna Estância Velha

Terminal, tarifa, ônibus e a população pagando

20/02/2019 - 11h00min

Quando começaram os trâmites para o aumento da passagem de ônibus da Linha Urbana Municipal o gerente da Silas – empresa da viação Montenegro – me comentou que era necessário um terminal na cidade para que fosse possível fazer uma mudanças nos itinerários e, com isso, diminuir tempo de viagem, gastos e, consequentemente, o valor da tarifa. O valor aumentou, nada foi falado sobre o tal terminal. Aliás, conversei com o Procurador Geral do município que falou que “não é tão fácil” fazer isso. No fim das contas é importante pensar sempre no que pode vir a beneficiar a população. Já vi muitas reclamações de moradores pelas redes sociais sobre a qualidade dos ônibus. Há muito a ser feito para melhorar o serviço, de fato – inclusive baixando tarifas. Viagens longas com valor mais alto em condições complicadas. A população merece mais. De quem é a responsabilidade? Não importa de fato, o que importa é que algo precisa ser feito.

EMPRESAS

Preciso concordar com o vereador Dudu acerca das empresas do município. Ele mencionou uma empresa específica, mas falo que concordo com a visão geral da história. Afinal, sim, as empresas precisam contribuir com o município. Se instalam aqui e devem gerar empregos, devem gerar receita dentro da cidade, pois ganham diversos incentivos para virem para o município. É claro que as empresas têm suas dificuldades e sim, elas precisam de apoio dos municípios onde estão instaladas para sobreviver, no entanto, são contrapartidas e é sim necessário que ela exista. A população é que deve prevalecer e ganhar nesse cenário.

INCLUSIVE

Na sessão do dia 5 de fevereiro, o vereador Bonne comentou sobre uma empresa com risco de fechar, que teria um prazo até março e que estaria, praticamente, certo que a empresa iria fechar as portas. Falei com o vereador sobre o assunto no dia seguinte, falamos os motivos e como ajudar para que a empresa continue aberta e os empregos se mantenham. No entanto, entrei em contato com o proprietário que me disse que “a empresa não iria fechar e que não sabia de onde havia saído o boato” e, quando Bonne falou com ele, novamente confirmou o fechamento da empresa. No fim, nos resta esperar, mas não dá para ficar brincando com a população.

DECISÃO ACERTADA

Com mais de um mês de problemas envolvendo Corsan é uma decisão mais do que acertada a da Prefeitura de impedir que a empresa abra novas ruas. É uma decisão correta, a estatal tem muitos problemas para serem resolvidos antes de dar andamento a mais obras. Não adianta abrir mais buracos, mais obras e não resolver os problemas que ainda existem. São apenas mais transtornos para os moradores que já estão passando por muitos problemas. Primeiro arrumamos a casa, terminamos os reparos e os consertos necessários e, só então, damos início à novas obras. Quando tudo estiver resolvido podemos ter tudo voltando ao normal, até lá, melhor segurar um pouco para não dar ainda mais problemas.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário