Conecte-se conosco

Coluna Estância Velha

Toda atividade é válida, mas tem regras que devem ser cumpridas

22/07/2019 - 09h45min

Nesta semana quero entrar mais a fundo no tema emprego. Já está previsto uma boa conversa com o secretário Rudi Müller da Indústria e Comércio do município. Recentemente nos mandaram uma estatística da criação de empregos, que aliás, foi muito contestada pela população. Vamos fazer um diagnóstico da situação, com quem trabalha na área. Tentar entender, porque a Prefeitura diz que criou tantos empregos e tem tanta gente reclamando do desemprego. Vamos ver quantas empresas chegaram e quantas fecharam nestes últimos anos. Quantas novas vagas foram abertas e quantos foram os demitidos.

BUROCRACIA

E por falar em empresas, semana passada houve uma indisposição entre o vereador Diego Francisco e o secretário de Meio Ambiente Edenilson Klaus. O vereador foi à tribuna na sessão, reclamar da demora na liberação de alvarás, dizendo que a burocracia da Secretaria de Meio Ambiente e Indústria e Comércio está atrasando a instalação de empresas no município.

TIRANDO A LIMPO

O secretário Edenilson Klaus não gostou nenhum pouco do comentário do vereador. Chamou Diego para uma conversa, e pediu que ele apontasse, uma empresa que não está instalada pela falta do alvará, que depende do Meio Ambiente. Conforme Klaus, a SEMAPE não tem nenhum alvará pendente, com atraso.

CHATEADO

O secretário se mostrou muito contrariado e chateado com o vereador, dizendo que ele não pode ir para a tribuna e falar o que não é verdade, e muitas vezes sem conhecimento sobre o assunto. Klaus ainda destacou que o processo burocrático não foi “inventado” por esta administração. As exigências legais respeitam leis, municipal estadual e federal.

DEMORADO

O vereador Diego por sua vez, diz que não falou que a SEMAPE ou algum funcionário desta Secretaria, esteja trancando alvarás, apenas disse que é muito demorado para uma empresa iniciar uma obra.

CENTRO LEGAL

Embora muitos vão criticar, eu apoio a operação “Centro Legal”, que aconteceu na sexta-feira e deve ser contínua, a partir de agora. Se o comércio precisa se manter dentro das leis, com alvarás, notas fiscais e pagar impostos, porque alguns pensam que não precisam? Além do mais, todos já foram alertados desta necessidade e não fizeram nada, para se adequarem. Voltamos aquela velha premissa, toda atividade é válida, mas tem regras que devem ser cumpridas.

IMPOSTOS

Os impostos que nós pagamos, principalmente, nos produtos comercializados, retornam para o município em forma de saúde, educação e infraestrutura. A situação de Estância Velha em relação a arrecadação de ICMS está em estado de alerta, então nada mais justo que providências sejam tomadas para amenizar a situação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.