Colunistas

Um bom dinheiro que poderia ser investido é devolvido ao FNDE

21/09/2018 - 11h00min

Atualizada em 21/09/2018 - 11h04min

Terça-feira expirou o prazo para que seja efetuada a devolução de um recurso no total de R$ 48.792,03. O dinheiro veio através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aplicar em mobiliário escolar, especificamente na Educação Infantil. O vice-prefeito e secretário de Educação, Cândido Koch, explicou na Câmara de Vereadores os motivos da devolução.

SESSÃO EXTRA

Para isso foi necessário realizar uma sessão extraordinária na segunda-feira à noite. Os recursos são referentes a 2013, ou seja, à administração anterior. Como não foi utilizado o dinheiro em tempo hábil, mas ele estava parado em uma conta do Banco do Brasil, a devolução foi necessária.

SEM O “ACEITE”

Segundo o secretário Cândido Koch, na época não foi dado “o aceite” dos valores. Se não devolvesse, a justificativa é o município estaria inadimplente perante o Governo Federal na área da Educação e poderia inviabilizar a vinda de outros recursos.

CONVERSA

O presidente da Câmara, Paulo Kunzler (PTB), disse que falaria com o secretário de Educação na gestão passada, Maicon Kohl, para averiguar o que realmente aconteceu. O projeto foi aprovado por unanimidade, pois os vereadores entenderam que era melhor devolver, para não trancar a chegada de novos recursos para o município.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Todos sabem da importância de uma alimentação saudável já desde a infância. A Secretaria de Saúde e Assistência Social realiza o 6º Encontro sobre Alimentação Saudável, com a nutricionista Simone. É muito importante esse foco na saúde da população, iniciada através dos alimentos.

TRANSPORTE GRATUITO

O encontro está previsto para ocorrer na próxima segunda-feira, dia 24, às 14h, no Cras.A Prefeitura vai disponibilizar transporte para o interior (Campestre e Capela do Rosário) e convida os moradores dessas comunidades a participarem e buscarem conhecimentos nessa área.

NOVAS RUAS

Já aconteceu a Audiência Pública para que sejam pavimentados novos trechos de ruas do município. Foi feito o recente asfaltamento em dois trechos do Campestre, o que era um pedido antigo dos moradores, pois a pavimentação com pedra irregular dificultava para os cadeirantes, ciclistas e até para quem passava de carro na localidade.

TAPA-BURACOS

Aproveitando o pacote de asfaltos, no qual a rua 45 estava incluída, foi feita uma operação tapa-buracos na av. Mathias Steffens, em locais onde foram retirados os canteiros centrais, ou foram abertos buracos para conserto na rede de água da Sede.

O CHAPÉU

Eu vou atirar um chapéu para cima e use quem quiser. Tem gente que simplesmente não faz o mea culpa, não assume seus erros e não aceita críticas. Eu chamo isso de arrogância. Cada um se avalie e veja se não deve ser um político mais atuante e realmente vá a fundo onde tem cheiro de fumaça.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário