Coluna Nova Petrópolis

Um momento muito significativo para a saúde de Nova Petrópolis

17/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 17/04/2019 - 11h17min

Estou na cidade há aproximadamente cinco anos e, desde que cheguei, ouço falar na obra do novo centro cirúrgico do Hospital Nova Petrópolis. Muitas situações prejudicaram o projeto e eu me lembro em especial da dificuldade do governo estadual em fazer o repasse de recursos da Consulta Popular para essa finalidade. Foi apenas uma das lutas. Pois bem. No dia 3 de maio, às 14h, acontecerá o ato de conclusão e entrega da obra do centro cirúrgico, que tem quase 600 metros quadrados. Com certeza um momento muito significativo para a saúde do município e da região, visto que o HNP também atende pacientes de Picada Café e Linha Nova.

MÃOS UNIDAS CONSTROEM

Em 2010, para arrecadar fundos e iniciar a construção do novo centro cirúrgico, a Oase e o HNP criaram a campanha “Mãos Unidas Constroem”. Os colaboradores depositavam valores em uma conta bancária ou pagavam um carnê. Estas pessoas que colaboraram com a campanha estão sendo convidadas a participar do ato de entrega do novo centro cirúrgico, no dia 3.

CONTRIBUIÇÃO ESPONTÂNEA

No dia 3 de maio também será entregue o automóvel ao vencedor da campanha de contribuição espontânea que está sendo promovida pelo HNP. O sorteio acontecerá no dia 27 de abril através da Loteria Federal. Quem ainda estiver com blocos das vendas deve entregá-los na tesouraria do hospital no na secretaria da Comunidade Evangélica do centro até o dia 23.

APARELHO DE ULTRASSOM

O valor arrecadado com a campanha de contribuições espontâneas já tem destinação definida: a aquisição de um novo aparelho de ultrassonografia. O equipamento será exposto também no dia 3 de maio.

LINHA OLINDA

Hoje, das 18h às 19h, acontece na Câmara de Vereadores uma audiência pública sobre a alteração, de zona urbana para zona rural de um trecho de 915 metros da rua dos Imigrantes, em Vila Olinda. O trecho em questão fica entre a rua Henrique Ruppenthal e a Igreja Evangélica. O objetivo da audiência é esclarecer dúvidas da população, mas também coletar sugestões da comunidade e assim “aprimorar a tomada da decisão”.

SOBRE LICITAÇÕES

Com tanta gente se especializando academicamente em gestão pública no Brasil, bem que alguma cabeça iluminada e bem intencionada já poderia ter inventado algo minimamente melhor do que as licitações. Sempre gosto de citar o ex-vice-prefeito e ex-vereador Zelizio dos Santos, que considerava a licitação a forma mais burra de negócios para o poder público. “Opta-se pelo pior”, disse ele várias vezes. “O mais caro nem sempre é o melhor, mas o mais barato provavelmente é o pior”, comentou um arquiteto recentemente. Por que essas considerações? Alguns postos de saúde estão sendo ampliados, caso da unidade do bairro Piá. As obras deveriam estar prontas no fim do ano passado. Mas até agora nada, o que chamou a atenção do vereador Darlei Wolf (PSDB). A resposta que ele obteve: a empresa que ganhou a licitação abandonou as obras pela metade. Como ela era a única na licitação, não teve segundo colocada para chamar. Agora é preciso refazer toda a papelada com Brasília e preparar mais uma licitação, torcendo para que a nova vencedora cumpra o contrato.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário