Coluna Nova Petrópolis

Uma alegação que procede, mas que não serve para o ano todo

08/02/2019 - 11h00min

Atualizada em 08/02/2019 - 14h37min

Os vereadores Oraci de Freitas (PP) e Nei Schneider (PSDB) travaram uma discussão na sessão de segunda-feira em que ambos têm um pouco de razão. Freitas diz que a administração vai ter que tirar R$ 600 mil do Orçamento de 2019 para pagar insalubridade ao funcionalismo e que isso acarretará cortes em investimentos. Nei sustenta que a não aprovação do aumento do ITBI, que serviria para cobrir o gasto com insalubridade, não livra o município da responsabilidade de fornecer infraestrutura onde é necessário. Tudo muito coerente com a realidade. O que não pode é esse tema vir à tona o ano inteiro, toda vez que alguém pedir um investimento. Neste sentido, seria justo que a administração definisse precisamente de onde pretende tirar os R$ 600 mil da insalubridade. É o que se costuma chamar de “colocar as cartas na mesa”. Assim todos, principalmente os vereadores, teriam uma dimensão mais exata do que se passa nas finanças municipais e se a rejeição do aumento de ITBI foi algo grave. Ou não.

HOJE ÀS 10H

Como se sabe, nesta sexta-feira, às 10h, o secretário dos Transportes, Juvir Costella, estará em Nova Petrópolis para o início da construção do novo acesso ao bairro Pousada da Neve. Atenção comunidade de Linha Temerária! Façam-se presentes neste evento em grande número. E por favor: sintam-se ofendidos, mas muito ofendidos mesmo, se qualquer autoridade ousar proferir as palavras “vamos ver” ao se referir ao asfalto da VRS-827. É o dia de exigir a solução. Nada de “vamos ver”!

A POSIÇÃO DO PREFEITO

O prazo dado pela Justiça para que o Daer inicie obras na estrada da Linha Temerária vence dia 19 de fevereiro. Até esta semana a Prefeitura ainda não recebeu qualquer tipo de posicionamento do órgão estadual sobre a possibilidade de obras. O prefeito Regis Hahn diz que segue confiante de que o prazo será cumprido pelo Daer e inclusive diz que está à disposição para estabelecer de que forma o município pode contribuir para o cumprimento da medida judicial. Por outro lado, Lelo não respondeu sobre a possibilidade de, não cumprido o prazo, o município fazer a obra por conta própria e depois buscar o ressarcimento junto ao Estado, o que também é previsto com o decreto de situação de emergência.

ELA MOROU AQUI

Você já deve ter ouvido falar da polêmica recente em torno da ex-prefeita de Bombinhas (SC), Ana Paula da Silva (Paulinha, do PDT). Ela foi eleita deputada estadual e, ao tomar posse, gerou ampla repercussão por causa da roupa que estava usando. Em especial, o decote. Não estou entrando no mérito. Deixa ela lá com o decote dela. O interessante aqui é que Paulinha começou a dar entrevistas e revelou que morou em Nova Petrópolis durante quatro anos, trabalhando em uma malharia.

GRANDES FESTAS DOMINGO

– Neste domingo tem a festa dos 100 anos do Coro Masculino da Sociedade de Linha Pirajá Baixa. A programação começa às 9h. Terá apresentação de coros convidados, almoço e reunião dançante.
– Neste domingo também acontece a tradicional festa da Associação de Morares de São Jacó. Após o almoço, domingueira com Quantum e Estribo de Prata. Vocês sabem que mora em Linha São Jacó? Ele mesmo: Roberto Morschel!

Copyright© 2020 - Grupo o Diário