Coluna Nova Petrópolis

Uma homenagem às pessoas que têm boa memória

24/07/2019 - 10h58min

Eu admiro as pessoas com boa capacidade de observação. Mais ainda quando o atento tem boa memória. Vereador suplente pelo PSDB e que está ocupa uma cadeira da Câmara por 30 dias, Pascoal Grings é um destes. Quando ele assumiu como suplente pela última vez, há mais de quatro anos, o assunto era a construção dos famosos acessos da ERS-235 às localidades do interior: Pinhal Alto, Nove Colônias e Pedancino. Nestes quatro anos as obras saíram do papel e passaram a ser alvo de críticas. Os dispositivos de acesso seriam deficientes. Não vou entrar no mérito, se são precários ou não. Mas Pascoal Grings acaba de demonstrar por “A + B” que, mesmo deficientes, os acessos não justificam acidentes. Basta o motorista observar o limite de velocidade destes locais, que é de 40 quilômetros por hora. A EGR pode até não ter colaborado muito para a segurança nos acessos às localidades, mas o motorista que excede o limite de velocidade perde a razão para qualquer tipo de reclamação.

MAIS ANTIGO AINDA

Em 2012 Pascoal Grings era vereador titular e o seu colega Regis Hahn, hoje prefeito, pediu a colocação de iluminação pública na entrada da Rua da Pedreira, em Linha Imperial. Na época o pedido foi atendido e hoje o tucano está chamando a atenção para o fato de que este mesmo poste encontra-se caído. Portanto, a iluminação precisa ser reparada pelo poder público neste lugar. Não tem como um pedido desses ser ignorado.

ABRINDO O BAÚ

Em homenagem às pessoas de boa memória, hoje a coluna será só com temas do passado. Mas calma! O passado geralmente está ligado ao presente e ao futuro. Por exemplo: em breve a Câmara dará sequência ao projeto “Vereador no Bairro”. As datas já estão sendo marcadas com as lideranças comunitárias. Este tipo de evento é muito parecido com o “Encontro com a Comunidade”, que a Prefeitura fez durante o primeiro mandato de Lelo. Eu estive em alguns deles. Em 2015, na Linha Temerária, um dos pedidos mais importantes dos moradores era a construção de uma ponte nova em direção ao Tirol. No último domingo, no Tirol, durante a inauguração do pátio pavimentado da sociedade, o prefeito voltou a falar desta ponte, apontando-a como prioridade.

ABRINDO O BAÚ II

Também em 2015, no Encontro com a Comunidade do bairro Pousada da Neve, aconteceu uma indagação sobre a rua Frankfurt, que na época já estava na mesma situação horrorosa de hoje. O munícipe ouviu a resposta de que estava tudo sendo resolvido na Justiça. A responsabilidade sobre o conserto do pavimento é objeto de litigio. Deve ser a mesma resposta que o munícipe ouviria hoje, se a pergunta fosse feita novamente.

ABRINDO O BAÚ III

No Encontro com a Comunidade da Vila Olinda, há pouco mais de quatro anos (29 de junho de 2015), a então secretária da Educação, Cíntia Reisdoerfer, queixou-se bastante dos atrasos nos repasses do Estado para o transporte escolar. Apesar daquele já ser o 29º dia do mês, os valores referentes a junho ainda não haviam sido transferidos. Pior: em julho de 2015 o governador José Ivo Sartori começaria a parcelar os salários, prática que se mantém até hoje. Duvido que hoje o Estado esteja pagando o transporte escolar em dia. Os salários seguem parcelados e ontem Eduardo Leite anunciou que o pagamento de julho começará só depois de 12 de agosto.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário