Coluna Nova Petrópolis

Uso de agrotóxicos: ficar fazendo barulho na cidade não vai resolver nada

04/06/2019 - 10h13min

Esta semana marca a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5). Como de praxe, muitas ações acontecerão e muitos focarão suas atenções no uso de agrotóxicos, cujo uso de fato está atingindo níveis extremos, com consequências que já podem ser notadas em números relacionados ao câncer e a situação das abelhas. São apenas dois exemplos. Mostrar alternativas bem sucedidas ao uso de defensivos químicos é uma boa forma de reduzir o seu uso. Mas não adianta plantar 10 pés de alface orgânica e achar que está demonstrada a solução. O problema está no cultivo em larga escala. Aí o que se vê é muito esforço concentrado no discurso e muito pouco foco na busca por soluções. Diga a um agricultor como cultivar 10 ou 20 hectares de milho sem usar defensivos e provavelmente ele mudará. Ficar fazendo barulho na cidade não vai resolver nada.

RECOLHER

Reforçando duas iniciativas atuais da Prefeitura na área ambiental. Primeira: neste mês de junho é possível agendar o recolhimento gratuito de pneus (pelo telefone 3298-2664 ou e-mail visa@novapetropolis.rs.gov.br). É uma medida ambiental, mas voltada também à saúde, pois os pneus velhos são excelentes lugares para a reprodução do mosquito que causa dengue e outras doenças. Segunda: nestes dias 7 e 8, nos fundos da Prefeitura, acontece mais uma ação de coleta de lixo eletrônico e óleo de cozinha.

TEVÊ NO LIXO

Falando em lixo eletrônico. Sábado vi uma tevê velha largada na caixa de lixo em frente a uma escola infantil. Provavelmente foi deixada lá por algum vizinho. Faz tanto tempo que a Prefeitura recolhe lixo eletrônico periodicamente e ainda tem gente que larga uma tevê velha na rua achando que o caminhão irá recolhê-la como se fosse uma caixa de papelão. Ainda tem muito trabalho a ser feito.

NA MESMA

Terminou mais um mês e as autoridades continuam agindo como se Linha Temerária não existisse. Assim vai passando o ano… É muita demora para uma estrada que tem ordem judicial determinando a reforma e que foi apontada como prioridade pelo próprio governo do Estado.

ESTAMOS PERDIDOS

Comparando dois documentos recentes, um da EGR e outro da Prefeitura, só é possível concluir que estamos perdidos. Em resposta dada ao vereador Ceará, a EGR atribui uma série de responsabilidades na ERS-235 à Prefeitura. Mais recentemente, em um ofício de resposta dado pela Prefeitura à Urbe, tudo é colocado na conta da EGR. Do que tratavam estas duas respostas? Essencialmente da segurança dos usuários da rodovia. É um absurdo, mas estarmos no meio de um jogo de “empurra-empurra”. A grande pergunta que fica é: a quem podemos recorrer?

CAMINHADA SOLIDÁRIA

Neste sábado, dia 8, às 14h, acontecerá uma caminhada solidária a partir da Rua Coberta. O trajeto é de 13 quilômetros e haverá carro de apoio. Não há necessidade de inscrição prévia, mas é pedido aos participantes para que levem um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão doados às escolas infantis de Nova Petrópolis. Em caso de chuva, a caminhada será cancelada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário