Coluna Nova Petrópolis

Vem aí a Consulta Popular e agora vale a pena participar

03/09/2019 - 11h09min

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro acontece mais uma edição da Consulta Popular, com possibilidade de votação pela internet (www.consultapopular.rs.gov.br) ou em uma urna eletrônica instalada na Secretaria da Agricultura. Em um passado recente eu escrevia aqui neste espaço que não valia a pena participar da Consulta Popular. Hoje digo o contrário.

MUDEI DE OPINIÃO

Antes o governo mobilizava a população, que definia prioridades, mas depois o dinheiro não era liberado. Era tudo uma grande perda de tempo. Mas de uns tempos para cá o governo estadual está pagando os investimentos demandados pelos municípios. Isso é constatado na prática inclusive aqui em Nova Petrópolis.

A PRINCIPAL MUDANÇA

Mas a principal mudança na Consulta Popular nem é a que mencionei no tópico anterior. Agora, as áreas de Saúde, Educação e Segurança não entram mais na pauta de votação. Não que os recursos para essas áreas sejam menos importantes. São os mais importantes. E justamente por isso eles jamais podem fazer parte da Consulta Popular. Eles precisam ser atendidos na totalidade pelo Estado e pronto. O Estado perguntando ao eleitor se ele prefere uma viatura policial ou uma ambulância para o seu município era um verdadeiro absurdo. Agora as prioridades são definidas em cima de temas que realmente representam investimentos para o desenvolvimento das regiões e municípios: agricultura, infraestrutura, turismo, entre outros. Para tanto, o governo do Estado está disponibilizando R$ 20 milhões do Orçamento de 2020.

MEDIEVAL

Como era de se esperar, a discussão sobre os tachões nas rótulas da avenida continua. Mal foram instalados tachões novos na rótula da Taqi e já começaram a pipocar pedidos para que eles sejam retirados. Se houve o ganho em segurança, perdeu-se em fluidez naquela região. Eu estou do lado daqueles que defendem o fim do famoso funil na entrada das rótulas. Duas pistas com boa sinalização horizontal funcionariam muito melhor. Aquele funil formado pelos tachões é medieval! O atraso é tamanho que a maioria dos motoristas de fora acaba passando por cima dos tachões. Mas não é por má educação. É porque eles não acreditam que em plena Nova Petrópolis possam existir afunilamentos na avenida principal. A boa notícia é que o Conselho Municipal de Trânsito está avaliando o tema e eu tenho esperanças de uma situação melhor.

LELO E O EMPRÉSTIMO

Em seu discurso na abertura da Semana da Pátria, no domingo, o prefeito Lelo falou sobre o projeto que envolve o financiamento de R$ 14 milhões na Caixa. Em tom de desabafo, criticou aqueles que são contra o empréstimo e disse que estão mentindo. Está no seu direito. Só que a verdade falta ao próprio prefeito quando ele reduz os contrários ao financiamento a um mero “grupo de pessoas”. Se a população tivesse sido devidamente consultada, talvez com uma audiência pública, ou no mínimo com uma discussão aprofundada no Legislativo, o prefeito saberia que a maioria dos munícipes não gostou nem um pouco da ideia de endividamento. Na verdade, o governo sabe disso. Prova é que até agora a assessoria de imprensa da Prefeitura não divulgou uma única notícia dando detalhes do projeto. Se a administração está mesmo convencida da aceitação popular sobre o financiamento, deveria fazer propaganda da ideia e divulgá-la ao máximo. O único texto divulgado até agora é uma nota de esclarecimento, que saiu três horas antes da votação do projeto na Câmara.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário