Colunistas
Vereadores acionaram o Ministério Público em busca de respostas
O Ministério Público foi acionado para intervir em Linha Nova para resolver um impasse entre os vereadores da oposição e a Prefeitura. O pedido foi feito pela vereadora Éverli Wingert (PSB) e o prefeito já foi acionado através de um e-mail da promotoria. Os vereadores reclamam que tiveram muitos pedidos de informações negados pelos próprios colegas vereadores, e que estes nem chegaram à Prefeitura. Os que chegaram, segundo eles, não tiveram respostas, e sim apenas retorno. Henrique, o prefeito, disse que respondeu a todos com o apoio e seguindo recomendações do setor jurídico.
INFORMAÇÕES PÚBLICAS
Realmente algumas das questões pedidas pelos vereadores têm respostas públicas que estão, ou que ao menos deveriam estar, no Portal da Transparência, como a prestação de contas da Heimatfest de três anos atrás. Se não está no portal, aí é um outro problema, pois deve estar.
CONTRA
Indiferente de quem está certo, vereadores da oposição ou Prefeitura, uma coisa é certa: não é legal negar que um pedido de informação vá para a Prefeitura. A exemplo de algumas Câmaras de Vereadores que já frequentei, acredito que o correto seria esses pedidos passarem pela casa, mas não precisar de aprovação para serem repassados à Prefeitura. O mesmo vale para indicações, que acredito que não deveriam passar por votação. Votações costumam ter muita influência política e partidária, e não é só em Linha Nova (vemos isso em um cenário nacional). Os vereadores têm que indicar, têm que perguntar, e a Prefeitura tem que responder. Esse é o caminho mais fácil para as coisas andar.
ÁGUA
Linha Nova não tem rede de água da estatal Corsan, ou uma autarquia como Ivoti. Por isso, a água é de poço. Antigamente, as passadas gestões fizeram um sistema complexo para conseguir perfurar poços em localidades mais baixas e mandar água para os pontos mais altos. Estão de parabéns por conseguir fazer isso com os recursos que tinham na época. Porém, a demanda aumentou e agora a SDR está perfurando três poços novos, em locais mais altos. Isso deve resolver muitos problemas como faltas de água na Linha Olinda quando falta luz no Rincão, por exemplo. Se tudo der certo, em duas semanas o primeiro poço fica pronto. Vamos torcer para não haver nenhum contratempo e o tempo colaborar. É uma vitória para Linha Nova.
ÚLTIMO DIA
Hoje é o último dia para quem está com o título de eleitor cancelado, ou quer fazer alguma alteração, realizar o procedimento de atualização e poder votar neste ano. Para isso é preciso procurar o Cartório Eleitoral de Feliz, Zona a qual Linha Nova pertence.