Colunistas
vereadores devem receber nesta terça-feira o projeto que trata do aumento dos servidores públicos municipais
Nos bastidores se fala em reajuste de 0,5%, ou seja, meio porcento. Até sexta-feira o projeto não tinha adentrado ao Legislativo. Se confirmado, o índice será um dos menores da história. Já teve vereador de orelha vermelha de tanto ser cobrado pelos servidores. Olha, a crise está aí, a folha já tem abocanhado grande parte da arrecadação e o que o prefeito Daniel não quer agora é que ela siga crescendo. Tenho certeza que Daniel gostaria de dar 4, 5, 6%, mas a situação financeira do município não permite neste momento.
ASSUNTO
O assunto acessibilidade voltou à tona na Câmara de Vereadores na semana passada. Mais uma vez Adão Pereira dos Santos retomou o assunto, aliás, muito discutido nestes dois primeiros anos desta gestão. Bom, até agora nada, absolutamente nada se fez para achar uma solução. A gente sabe que instalar um elevador no prédio atual é quase que impossível. Isso devido ao alto custo e o prédio não está preparado para isso. Tanto que este elevador teria que ficar do lado de fora, ou seja, fazer um anexo somente para ele.
CUSTO ALTO
O Sindicato Rural, dono do prédio, até se reuniu com os vereadores e apresentou os custos. E sabe que se terá que fazer o investimento alto terá que também aumentar o aluguel cobrado tanto do município que usa os dois primeiros pisos, assim como da Câmara de Vereadores, que fica no terceiro. Bom, com essa crise toda que estamos passando o que ninguém quer é aumentar gastos desnecessários. Isso só louco faria.
PRÓXIMO PRESIDENTE
Adão já jogou a conta para cima do próximo presidente. Isso porque estamos no final do ano e este mês Karin Spier deve renunciar. O nome está definido e este será Márcio Schons. Ou seja, cabe a Márcio,, em 2019 achar uma solução para a acessibilidade da Câmara. Não é tão impossível assim. A sede poderia permanecer onde está e só seria necessário levar as sessões a um lugar apropriado. Hoje as pessoas são obrigadas a subir 42 degraus se quiserem acompanhar o trabalho do Legislativo. Parece simples, mas não para idosos. Para cadeirantes, então, fica impossível.
MEMÓRIA
Adão disse que esta acessibilidade já vinha sido cobrada por pessoas como Danilo Ceschini e Clodomiro Kunz, que gostavam da política e eram figuras carimbadas nas sessões. Infelizmente os dois faleceram este ano, mas deixaram o recado que todos devem ter o direito à acessibilidade. Adão disse que lutará por um espaço adequado em memória a Ceschini e Kunz. Essa luta deve ser de todos nós.
FEBRE AFTOSA
Atenção produtores rurais que possuem bovinos e bufalinos com idade de até 24 meses. Vocês ganharam mais um tempo para fazer a segunda dose da vacina contra a febre aftosa. A Inspetoria Veterinária do Estado adiou o prazo até 10 de dezembro. Importante: a nota fiscal de compra das vacinas precisa ser apresentada na Secretaria de Agricultura também até o dia 10 de dezembro para ser lançada no sistema.