Destaques
28º Feira do Livro de Morro Reuter teve quatro dias de programação
Morro Reuter- A 28º Feira do Livro terminou hoje com a presença do patrono Celso Sisto. O evento teve quatro dias de duração com uma programação especial para a família toda. Além dos expositores de livros, teatros, apresentações musicais, intervenções e boa culinária estiveram presente no evento.
Segundo a prefeita Carla Chamorro, a Feira do Livro foi intensa e despertou o desejo da comunidade de respirar literatura. “Depois de uma edição virtual em 2020, retomamos presencial e foi possível perceber a emoção e alegria nas pessoas. A qualidade das apresentações e presença maciça da população, à venda expressiva de livros e o contato com escritores fizeram o evento ser muito especial”, diz Carla.
Próximo evento
De acordo com Carla, o próximo evento é o Natal Encantado. As atividades culturais serão de 18 a 21 de dezembro, na Praça de Morro Reuter.
Atrações especiais
Além das atrações de palco, a Feira do Livro recepcionou as crianças com brinquedos infláveis e o Trenzinho do Vale, com uma viagem divertida no Expresso da Leitura. O que chamou a atenção de muitos foi a interação de personagens pela Praça. “Eu estou adorando eles, fazem a gente rir”, diz a agente de saúde Iara Wolf.
Veja o que as pessoas acharam do evento:
“Estou achando muito legal, depois de um tempo sem eventos, se sair. Ter contato com os livros é sensacional e está tudo perfeito a organização estava incrível”.
“É um evento que movimenta o município e, este ano, estava tão interativo com o público. É bom poder participar de algo depois de 2020 que não tinha nada”.
“Acho bom e é interessante incentivar a leitura. Gostei das atrações, os personagens nos fizeram rir muito. Estava tudo perfeito e bem organizado”.
“A Feira do Livro não deveria ter só uma vez ao ano. É o incentivo a leitura que traz conhecimento, alegria e prazer na vida. Está é a essência: a leitura”.
Abertura da Feira do Livro
A primeira noite de programação da Feira do Livro foi marcada pelo protocolo da abertura oficial e a entrega dos vales livros. A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, destacou a importância do evento. “A nossa Feira do Livro é o maior evento literário do município e com reconhecimento no Rio Grande do Sul. Um evento construído ano a ano tendo o livro como personagem”, afirmou. O patrono da Feira do Livro, Celso Sisto, fez um agradecimento aos organizadores pelo convite. “Patronar é defender uma causa. Lutar por ela. E eu sou um lutador das palavras”, disse.
Patrocinadores e representantes da comunidade escolar participaram da entregue dos cheques simbólicos com os vales livros também quinta-feira. Os cupons foram entregues aos alunos no dia seguinte. Os estudantes Ohanna Amaral, Guilherme Manoel e Pedro Henrique Motta, todos de 11 anos, manuseavam alguns exemplares à venda nas bancas. “Eu gosto de livros de RPG, quadrinhos da Turma da Mônica adolescente e também de mangás”, disse Ohanna. A vendedora de uma das bancas reconhece que a comunidade local possui o hábito da leitura. “Os moradores de Morro Reuter leem muito. Estamos comercializando de clássicos, a literatura infantil e até os livros de modinha entre os adolescentes. Os preços variam de R$ 5,00 a 115,00”, disse a vendedora Maria Heckler.