Destaques

47ª Festa do Figo de Nova Petrópolis superou as expectativas

03/02/2020 - 09h57min

Atualizada em 03/02/2020 - 11h30min

Nova Petrópolis – O final de semana foi de muita festa, dança, música, alegria, frutas e sucesso de público. Assim pode ser descrita a 47ª edição da Festa do Figo de Nova Petrópolis, que ocorreu neste sábado e domingo, 1º e 2 de fevereiro, na Sociedade Cultural e Esportiva Linha Brasil. Os visitantes foram tantos, que chegou a gerar congestionamento nos dois sentidos da ERS-235 em frente a Sociedade.

A abertura oficial foi às 10h30 de sábado, 1º. O público já compareceu em grande número desde cedo para prestigiar os cerca de 410 expositores, que fizeram bonito, mesmo com o clima de muito calor e pouca chuva. “Tivemos uma participação muito grande dos nossos expositores. No total foram 630 caixinhas com frutas expostas. Esse ano o clima não tava muito favorável, mas mesmo assim a qualidade da fruta em exposição foi muito boa”, comentou Celso Seefeld, presidente da Festa.

Na parte da tarde, houve a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, onde os pequenos dançarinos mostraram todo o seu talento no cultivo das danças alemãs. Em seguida, Wilceu Pause foi o responsável por colocar todo o público na pista de dança.

As soberanas foram uma atração a parte (Créd.: Dário Gonçalves)

Passeio pelos Caminhos Germânicos integrado à festa

Na manhã do domingo, dia 2, às 08h deu-se início ao 3º Passeio pelos Caminhos Germânicos – especial Festa do Figo. Os caminhantes percorreram 11,4 quilômetros por estradas secundárias e trilhas através das áreas rurais de Linha Brasil. “Foram 180 inscritos que estiveram na caminhada e tiveram aquela experiência de degustar o figo dentro da própria lavoura, tirando o fruto do pé e consumindo na hora. Isso chamou muito a atenção do público de fora”, ressaltou Seefeld.

Às 10 hora da manhã houve o Culto Ecumênico, e a partir das 11h15, começaram a ser servidos os almoços. Os participantes do Passeio pelos Caminhos Germânicos tiveram duas opções de alimentação. A primeira foi o almoço da Festa do Figo, com churrasco servido nas mesas. E a segunda foi uma bandeja de degustação de produtos da região, como cuca de figo, queijo, salamito, suco de figo e sobremesa de figo em calda. De acordo com Seefeld, quase 2.000 almoços foram servidos apenas no domingo, 2.

Celso Seefeld, presidente da Festa do Figo (Créd.: Dário Gonçalves)

“Estávamos com uma perspectiva muito boa em relação ao público e foi acima da expectativa”

Durante à tarde, o público pode prestigiar toda a domingueira proporcionada pela Banda 0800 e a banda Miramar Show, e também aproveitar os shows da banda Brilha Som e a banda Barbarella, que encerrou a festa. “Estávamos com uma perspectiva muito boa em relação ao público e foi acima da expectativa. Não temos como mensurar o público porque não cobramos ingresso, mas pela movimentação, a gente espera que passe dos 15 mil”, concluiu o presidente.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário