Destaques
A partir de hoje, é obrigatório o uso de máscaras em mercados e farmácias de Morro Reuter
Morro Reuter – A partir desse sábado, dia 18, será obrigatório o uso de máscaras para acesso aos estabelecimentos considerados como essenciais, como supermercados, mercados e farmácias, e também para uso de táxi e transporte coletivo ou compartilhado de passageiros.
Nessa sexta-feira, dia 17, foram distribuídas 2.500 máscaras em 14 estabelecimentos e, até quarta-feira, dia 22, devem ser disponibilizadas mais 2.500, totalizando 5.000 máscaras doadas pela Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, esse cuidado é de extrema importância para evitar o contágio pelo coronavírus, aliado às demais determinações, como uso de álcool gel e higienização dos ambientes. Nessa quinta-feira, dia 17,, a prefeita Carla Chamorro, a Secretária de Saúde, Ana Cláudia Menna Barreto e a secretária da Indústria e Comércio, Sônia Feldmann, reuniram-se com os representantes de mercados e farmácias, e orientaram sobre como deve ser o funcionamento, a partir desse sábado. Também anunciaram que nesse primeiro momento, até que os estabelecimentos se adequem, a Prefeitura distribuirá 5 mil máscaras de proteção. Reuniões também foram feitas com demais representantes do comércio e transporte e que retomaram seus atendimentos, com restrições.
A prefeita destacou que o número de pessoas que poderão acessar os estabelecimentos será determinado pela equipe da Vigilância Sanitária Municipal, ficando vedada sob qualquer forma a aglomeração de pessoas.
O uso de máscara também será obrigatório para acessar a Prefeitura Municipal, que retorna seu atendimento normal a partir da próxima segunda-feira, dia 20, assim como o CRAS. A Prefeitura destaca que além das máscaras descartáveis, podem ser utilizadas as de tecido, que podem ser produzidas de forma caseira, conforme orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde.
O Decreto Municipal na íntegra pode ser acessado pelo link:
https://www.morroreuter.rs.gov.br/web/noticias/1545/decreto-n-029-de-16-de-abril-de-2020?fbclid=IwAR0tLOjIKyOhsfpEDxmp95s0U3xN55cMnruqzFCTryY2GsiJvGMXsofERzA