Conecte-se conosco

Destaques

ALERTA: chuva de quase um mês poderá cair somente nesta terça na região

06/07/2020 - 09h52min

Região já teve muita chuva no final de semana

Região – Se até o momento 2020 – ao menos na área da climatologia – ficou marcado pela estiagem, julho pode reverter por completo este cenário. Na próxima terça-feira, 7, há previsão de que o volume de chuva possa ultrapassar a barreira dos 100 milímetros, o que na prática, pode indicar uma proximidade com o volume histórico mensal da região para o mês, que é de aproximadamente 160 milímetros.

Contabilizando os primeiros dias chuvosos do mês, a possibilidade de que em sete dias chova o equivalente a um mês é grande. Durante o final de semana, a região recebeu um bom volume. Até às 15 horas deste domingo, cerca de 15 milímetros de água caiu. O frio também marcou presença, mas um dia antes.

No sábado os termômetros de todo o Estado registraram a temperatura mais baixa do ano. Em Ivoti, na madrugada de sábado, se chegou a 1º, com presença de geadas com intensidade de moderada a forte. As precipitações devem durar entre terça e quarta-feira, já nesta segunda, 6, o tempo seguirá encoberto com possibilidade de pancadas.

Após chuva, novamente o frio

As temperaturas durante os dias de chuva devem variar entre 10 a 12º na região. Mas logo em seguida, a partir da quinta-feira, as precipitações darão lugar a uma nova massa de ar polar, que irá encobrir todo o Estado, trazendo novamente temperaturas abaixo de 5º durante os períodos da noite e madrugada.

Os modelos de previsão, no entanto, indicam que a intensidade do frio deve piorar na semana seguinte, a partir do dia 13. De acordo com o meteorologista Nilson Wolf, serão registradas as temperaturas mais baixas do ano a partir do período. “Virá a onda de frio mais expressiva até o momento. Há expectativa de recordes históricos”, apontou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.