Destaques
Aluno da Mathias Schütz é destaque em concurso sulamericano
Debates em alemão e criação de app para o mercado de trabalho estão no currículo
Por Leila Ermel
Ivoti – O estudante Natan Gabriel Schons conquistou o quinto lugar na etapa sulamericana do Jugend debattiert. O concurso no idioma alemão teve 16 participantes de diferentes países, de foma online, no qual eles tinham que debater e argumentar assuntos específicos e mais abrangentes mundialmente. Este evento foi sediado pelo Paraguai.
Aluno do 3º ano da Escola Estadual Mathias Schütz, ele sempre teve apoio da família e, como é apaixonado por línguas estrangeiras, essa aptidão se tornou um incentivo para seguir nos estudos do idioma. Atualmente, Natan é fluente em alemão e inglês, e está cursando espanhol. Condição que muito tem contribuindo para abrir portas no universo do conhecimento. “Foi desafiador, por esta etapa era bem mais complexa, com abordagens que necessitavam de argumentos mais fortes, a gente tinha que rebater, sempre tentando superar o argumento do outro. Tudo em alemão”, destacou.
Novos desafios:
Recentemente, participou do Latin Code Week Junior Achievement, um programa educacional de inspiração e preparação de jovens para o mercado de trabalho. Seu grupo tinha outras 5 pessoas, entre elas o amigo de infância Davi Felipe Führ, também de Ivoti. Eles tiveram que desenvolver um aplicativo a partir dos conhecimento recebidos, o qual pudesse ser aplicado de alguma forma para auxiliar no mercado de trabalho.
O grupo desenvolveu então um app de como se portar nos processos seletivos e no ambiente de trabalho. “Vimos em nossa pesquisa que de cada 10 pessoas contratadas pelo currículo técnico, 9 são demitidas pelo perfil comportamental”, destacou Natan. Entre os conceitos utilizados estavam
Soft Skills, Design Thinking e prototipação (MVP), Build e Picth. Etapas fundamentais para o desenvolvimento e apresentação do app. A divulgação deste concurso deve ser no próximo dia 3 de dezembro.
“Com estas experiências que tive oportunidade de ter, penso em me focar na área de inovação, de empreendedorismo em inovação. Poder trazer soluções práticas e inteligentes”, pondera aos 17 anos.
Natan Schons com o amigo e parceiro de projeto na Latin Code Weeek, Davi Felipe Führ