Destaques

Alunos de Nova Petrópolis desenvolvem aplicativo educacional

02/07/2021 - 15h04min

Aplicativo facilita a integração de alunos e professores (Créd.: Marcelo Moura)

Nova Petrópolis – Os estudantes do segundo ano da Escola Técnica Bom Pastor, Pedro de Carvalho Lima, Davi Betancur, de 16 anos, e Marcos Marcon, de 17, apresentaram a versão de testes do Scholae, aplicativo desenvolvido por eles, ao diretor da Escola, Adriano Fiorini e à orientadora educacional, Cátia Markus. O aplicativo foi criado com o intuito de facilitar a integração de estudantes e professores às ferramentas da plataforma de ensino online utilizada pela Escola Técnica nos modelos de ensino.

As funções do Scholae foram criadas com base na experiência dos próprios estudantes, que vivenciam o ensino remoto e híbrido. Após três meses de programação, os estudantes chegaram a um protótipo de aplicativo que torna as ferramentas de ensino online mais acessíveis e intuitivas. Organizadores de tarefas, notificações de atividades, cálculo de média, grade de horários, anotações e ambiente social, além de um campo com novidades e atualizações, estão entre as principais funcionalidades.

O aplicativo, que foi testado por colegas dos criadores, além de estudantes de outras Instituições, também possui versão para os professores, que colaboraram com o desenvolvimento dele por meio de testes do programa e diversas sugestões.

O início

Uma atividade proposta durante uma aula de Biologia deu o impulso para o aplicativo. A orientadora Cária Markus propôs um trabalho no qual os alunos precisavam apresentar destinos de viagens com características de variados biomas mundiais. “Pedro, Davi e Marcos apresentaram um aplicativo muito interessante que cumpria muito bem o objetivo. Incentivei eles a seguir desenvolvendo essas soluções e continuarem ampliando suas habilidades diante dessas aprendizagens”, relata Markus.

Para o diretor Adriano Fiorini, o engajamento dos estudantes é motivo de orgulho. “É entusiasmante ver que esses alunos criaram uma solução tecnológica personalizada e muito versátil. Essa é uma prova de que o nosso ensino possui um diferencial, estimulando nossos alunos a ter iniciativa, desenvolvendo ações com características únicas”, enfatizou o diretor.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário