Conecte-se conosco

Destaques

Alunos iniciam retorno às salas de aula em Estância Velha

24/02/2021 - 18h05min

Na Emei Mundo da Criança adesão foi baixa, mas tranquila, conforme a diretora (Crédito - Jéssica Ramos)

Estância Velha – Afastados das escolas há praticamente um ano, os alunos estancienses iniciaram o retorno às aulas presenciais na manhã desta quarta-feira, 24, seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19, com modelo híbrido. O retorno ocorreu apenas para a Educação Infantil, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Ao todo, 679 alunos retornaram às escolas, no município.

Na EMEI Mundo da Criança, localizada na Rua Anita Garibaldi, Centro, a diretora Carla Tretto contou que a adesão das famílias esteve abaixo do esperado. Porém, Carla destacou que muitos pais sinalizaram que preferiram aguardar um pouco mais, devido à vigência da bandeira preta e todo o contexto da pandemia.

A diretora contou que a escola tem 82 alunos matriculados e, destes, 40 a 41 estavam escalados para o retorno presencial neste primeiro momento, dentro da programação do modelo híbrido. Dos escalados para voltar às salas de aula, apenas 17 compareceram.

Momento de adaptação

A pequena Alicia, de 2,8 anos, foi uma das alunas que compareceu à escola. Quem a buscou foi o avô, Jacob Backes, de 61 anos. Morador do Bairro das Quintas, seu Backes disse que a família está um tanto apreensiva, principalmente em função da bandeira preta, mas as aulas presenciais estavam fazendo falta.

“É uma situação delicada, pois queremos manter a Alicia segura. Ao mesmo tempo, sem as aulas presenciais, os pais tiveram um aumento nas despesas, porque estão pagando babá para ficar com ela. Sem contar que o convívio com os colegas está fazendo falta, está muito mimada”, contou seu Backes.

A diretora Carla disse que todos entendem que o momento é de adaptação, mas que, contando com os equipamentos de proteção adequados, as escolas são o melhor lugar para os pequenos.

Carla disse que, apesar da adesão ter sido baixa, o retorno dos pequenos foi melhor do que a expectativa, inclusive se tratando de alunos novos, que ainda não haviam iniciado adaptação antes da suspensão das aulas presenciais.

“Poucos choraram. Pelo contrário, vieram sorrindo para a escola. Foi um dia tranquilo e nossa expectativa é que aos poucos tudo melhore. Entendemos que é complicado para todos, até por esse motivo, a adesão às aulas presenciais é voluntária, as famílias podem optar pelo ensino remoto. Mas os pais precisam trabalhar, e nós, professores, também. Precisamos iniciar essa adaptação”, destacou Carla.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.