Destaques

Amigos que sobreviveram ao grave acidente, estão melhorando

25/11/2021 - 17h32min

Atualizada em 25/11/2021 - 22h18min

Luciano Hartmann, 25, e Abraão do Nascimento, 19 (Crédito: Reprodução/ Redes sociais)

Luciano já está em casa e Abraão segue internado

Estância Velha – Quatro dias já se passaram desde o trágico acidente que comoveu a região, com as mortes de Gabriel da Luz, o Gael, 18 anos, e Abdiel Moreira, 21. No entanto, as boas notícias começam a aparecer. A dupla de amigos sobreviventes, Luciano Hartmann, 24, e Abraão do Nascimento, 19, estão em gradativas melhoras. Mas, além de cicatrizes físicas, também ficaram as emocionais.

Nesta quinta-feira, 24, Luciano foi transferido do Hospital São José de Ivoti para o Hospital Municipal de Estância Velha, recebendo alta em seguida. Ainda lá, ele recebeu a notícia de que dois de seus amigos não resistiram aos ferimentos, e faleceram no local. 

“Ele ficou muito abalado quando soube dos meninos. Na verdade, estamos todos assim. Eu também não estou no meu ritmo normal”, disse o padrasto Leandro Guerra Severo, que presenciou todo o acidente.

Com a bacia, o cóccix e uma das clavículas fraturadas, Luciano está fazendo uso de cadeira de rodas e permanece o tempo restante deitado, garantindo sua recuperação. Na sexta-feira, 26, iniciam as sessões de fisioterapia, bem como realizará consultas extras para certificar sua saúde, que é estável.

Previsão de alta
Abraão segue internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Canoas, mas está se recuperando bem. A previsão é de que amanhã ele retire os drenos e que na próxima semana, a família saiba quando terá alta. Ele teve um pulmão perfurado, duas costelas quebradas e cicatrizes profundas na perna e pé.

Conforme informado pela família, o jovem passará por uma cirurgia para reconstituição de uma das marcas do pé. A mãe de Abraão, Otília Maria do Nascimento Silva, 65, contou que hoje ele conseguiu levantar e sentar.

“Nós contamos para ele o que aconteceu e ele ficou muito triste, muito abalado”, disse a irmã mais velha, Sara Marques. Todos estão se revezando para cuidar do jovem, que também tem o quadro de saúde estável. “Agradeço a Deus por ter guardado a vida do meu filho, e também a de Luciano. Mas estamos muito tristes”, desabafou Otília.

Eles fizeram vídeo chamada
Ontem, 24, os meninos fizeram uma chamada de vídeo para conversarem. Segundo os familiares, eles estão bastante emotivos e tentando assimilar o que aconteceu. Ambos vão receber acompanhamento psicológico.

O acidente
O acidente aconteceu no retorno para casa, na VRS-815, conhecida como Estrada Geral que liga São José do Hortêncio a Presidente Lucena. No carro, um Fiat/Uno branco, estava como condutor, Luciano, no banco de trás Abraão, no passageiro da frente Gabriel da Luz, 18, o Gael, e atrás Abdiel Moreira, 21. As vítimas fatais estavam sentadas ao lado direito do veículo.

Com mais quatro pessoas, o grupo de amigos passava uma tarde de diversão na Ponte de Ferro sobre o Rio Cadeia. Na descida da estrada, o carro tentou desviar de outro que fazia ultrapassagem na pista contrária, caindo no barranco e colidindo contra uma árvore. Com o impacto, o automóvel partiu ao meio.

(Créd.: Bombeiros de Picada Café)

Copyright© 2020 - Grupo o Diário