Destaques
Amizade: um bairro de diversidades e oportunidades em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Comércio diversificado, oportunidades de emprego, lazer; a paz de morar em um lugar tranquilo em meio à natureza e, ao mesmo tempo, em constante desenvolvimento. Esse é o bairro Amizade, um dos maiores do município, sendo sinônimo de oportunidades e diversidades. Os moradores são unânimes ao falar sobre a qualidade de vida do local, relatando o quanto gostam do bairro onde vivem e destacam o desenvolvimento que observaram nos últimos anos.
Na mesma proporção em que aumentou a quantidade de moradores, também se criaram laços resultando em uma vizinhança que faz jus ao nome do bairro.
“Sou um dos primeiros moradores do Amizade; aqui no terreno fui o primeiro a construir uma casa. Sempre morei aqui e é um lugar muito bom, me sinto bem. Temos tudo o que precisamos: bons mercados, o rio, o posto de gasolina. Tudo que uma cidade grande tem, praticamente, temos aqui. O principal de tudo é que não tem violência, podemos sair e caminhar de noite que não tem problema. Tem muita natureza e oportunidades de emprego, quem quiser trabalhar aqui tem indústria, atelier”.
“Eu tenho uma relação de muito carinho com o bairro Amizade. É um bairro diverso, com pessoas de todos os tipos, de todas as origens o que o torna ainda mais charmoso. É predominantemente residencial, mas com um comércio bastante forte e com enorme potencial. Esse potencial foi determinante para a instalação da Infinity Educação, a escola de cursos profissionalizantes e empresa de consultoria em Tecnologia Educacional da qual sou sócio. Diversidade, ótima vizinhança e potencial para comércio e serviços fazem desse bairro a minha escolha para viver e empreender aqui em Santa Maria do Herval”.
“Eu nasci aqui há 51 anos. Gosto daqui e pretendo morar no bairro pelo resto da minha vida, como meu pai Egon e minha mãe Nelsi. Aqui na Amizade temos de tudo, não falta nada. O comércio é muito bom e perto de casa, tem emprego e só não trabalha quem não quer. Tem a praça para as crianças brincar. O que poderia ser melhor é o paralelepípedo, que precisaria ter uma camada de asfalto por cima”.
“Moro nesse bairro desde que nasci e vi ele se desenvolvendo muito nesses anos todos. É um bairro muito bom de morar, com sua natureza linda, uma calmaria, uma infraestrutura melhorando a cada ano, uma Praça linda com chimarródromo – pena que pela pandemia não podemos usufruir dela por enquanto -, temos uma boa escola, comércios muito bons, açougue, prainhas”.
“Eu moro no bairro Amizade deste 1985, me identifiquei muito com o lugar, é calmo. Houve muitas melhorias de lá até agora. Temos ruas calçadas, a Praça com o chimarródromo. O caminhódromo é umas das melhores coisas que aconteceu. Tivemos melhorias na luz. A decepção é com a Corsan. Emprego tem, a pandemia afetou um pouco agora, mas só não trabalha quem não quer”.