Destaques

Após denúncia, 16 aves silvestres são apreendidas em Dois Irmãos

22/03/2019 - 16h50min

Atualizada em 25/03/2019 - 08h25min

Dois Irmãos – A equipe do Departamento de Meio Ambiente de Dois Irmãos recebeu denúncia de que aves silvestres estavam em cativeiro em uma residência no município.
A operação de apreensão ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 22, e contou com o apoio da Brigada Militar de Dois Irmãos e Morro Reuter. Foram apreendidas 16 aves silvestres das espécies canário-da-terra, coleiro, cardeal-de-topete-vermelho, tupi, coleiro-do-brejo, azulão, trinca-ferro, pássaro-preto e bico-de-pimenta. Além das aves, também foram apreendidas gaiolas vazias, armadilhas (arapucas) e ração dos pássaros.
As aves foram avaliadas por um médico veterinário da prefeitura e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do IBAMA, em Porto Alegre, para readaptação e avaliação da possibilidade de serem devolvidas à natureza.
O responsável vai responder na esfera penal por Crime Ambiental. Foi feito um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Dois Irmãos e na esfera administrativa um auto de infração.

CRIME
Conforme a Lei Federal 9605/98 de Crimes Ambientais, no artigo 29 consta que, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: com pena de detenção de seis meses a um ano, e multa.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário