Destaques
Aposentado de Ivoti diz ter recebido sementes não solicitadas do exterior
Ivoti – O aposentado Luiz Carlos Cardias, 70 anos, e sua esposa, moradores da Rua Mato Grosso, no bairro Cidade Nova, intrigaram-se na manhã de terça-feira, 6. Ao abrir a caixa de correio de sua residência, ela se deparou com uma encomenda que não havia sido solicitada, mas que estava endereçada ao marido. O conteúdo dela ainda é um mistério.
“Acredito que sejam aquelas sementes que estão chegando para várias pessoas”, afirmou ele. Caso seja confirmado, será o primeiro caso do tipo registrado em Ivoti, e muito provavelmente na Encosta da Serra. A embalagem fechada é pequena, de cerca de 20 cm², e parece ter uma caixa dentro. Por via das dúvidas, o casal decidiu não abrir para saber o que havia.
Cardias conta que comprou, recentemente, três termômetros digitais com infravermelho, mas por meio do site de compras Amazon. Eles chegaram no começo de agosto. Mas a encomenda que veio até a residência do casal tem como remetente a Shopee, outra loja virtual, com endereço na Suécia. O aposentado diz também ter certeza que não é um pacote encaminhado de algum de seus filhos.
“Vimos matérias a respeito das sementes e resolvemos entregar na Secretaria da Agricultura”, conta Cardias. A orientação está correta. Ontem pela manhã, o pacote foi levado pelo aposentado à Inspetoria de Defesa Agropecuária de Ivoti, aos cuidados da veterinária e fiscal estadual agropecuária Renata Marques. De acordo com ela, o material não solicitado pode ser entregue ali.
Depois, o escritório é responsável por encaminhá-lo à Secretaria de Agricultura, em Porto Alegre. “De maneira alguma o pacote deve ser aberto pelo destinatário, ou mesmo deve ser descartado no meio ambiente. As sementes podem estar contaminadas com alguma praga que não existe aqui”, alerta Renata. Cardias assinou também um termo de entrega dos materiais. O escritório funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia, e das 13 horas às 17 horas, na Rua Jacob Schneck, 258, no Centro.