Destaques

Autorizações para transporte de avião da Varig para Nova Petrópolis finalmente são concedidas

24/10/2021 - 11h05min

Boeing, que ficará em Nova Petrópolis, no Rio de Janeiro em junho de 1987 (Créd.: Varig)

Nova Petrópolis – O presidente da VARIGVIVE, e ex-tripulante engenheiro de voo da VARIG, Rubem Oscar Bürgel, anunciou na tarde de sábado, 23, que finalmente foram dadas as guias de autorizações para o deslocamento de duas carretas que trarão o antigo Boeing 727, que pertenceu a VARIG, para ser restaurado e virar um empreendimento turístico no município. Ainda resta a autorização de uma terceira carreta, mas que deve ser liberada em breve.

Bürgel comemorou a autorização como um presente de aniversário, já que elas vieram justamente um ano após o avião ter sido arrematado em um leilão, no dia 23 de outubro de 2020. Nesta data também celebra-se o Dia do Aviador porque em 23 de outubro de 1906, Alberto Santos Dummont fazia seu primeiro voo a bordo do 14-Bis, no Campo Bagatelle, na França. “Agradecemos a todos que deram apoio até este momento ao Projeto VARIGVIVE, e em breve estaremos na Serra Gaúcha para iniciar a restauração do belíssimo B727 que pertenceu a Viação Aérea Rriograndese”, escreveu Bürgel em sua rede social.

Aeronave será reformada para o memorial (Créd.: Divulgação)

Atrasos

Quando foi anunciado que o avião seria trazido para Nova Petrópolis, ainda em janeiro, estimava-se que dentro de 30 dias a aeronave seria trazida para o município. Já em fevereiro, o muro do pátio em que ele estava, ao lado do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, foi derrubado para que pudessem retirá-lo do local. O avião foi desmontado e posto em cima de carretas, prontos para serem trazidos. No entanto, com exceção dos motores que chegaram em Nova Petrópolis no dia 25 de fevereiro, o Boeing permanece na Capital gaúcha.

Avião será remontado e reformado para atrativo turístico (Créd.: VarigVive)

Em entrevista para O Diário na última semana, o secretário de Turismo, Rodrigo Santos, explicou que estava em contato com Bürgel e que no início se imaginou que o processo seria mais simplificado. “Foi preciso fazer uma leitura da BR-116 para definir o trajeto. Depois o DNIT pediu um estudo de sustentabilidade da ponte do Rio Caí, e por último a atualização de documentos junto ao DAER”, disse.

Oscar Bürgel chegou a dizer que estava em silêncio ultimamente para evitar expectativas e outros sentimentos que não contribuiriam para o sucesso da difícil tarefa.

Motores do avião da Varig já estão em Nova Petrópolis

Trajeto

O avião virá pela BR-116 até o viaduto da Scharlau, em São Leopoldo. De lá, partirá em direção a Portão, Bom Princípio, Feliz, Vale Real, chegando a Vila Cristina em Caxias do Sul, e retornando à BR-116. A aeronave entrará em Nova Petrópolis pala contramão, antes do viaduto próximo a Torre de Informações Turísticas, e passará por toda a Av. XV de Novembro também na contramão. Por fim, seguirá na ERS-235 até uma área próxima a H2 Empreendimentos, em Linha Imperial. Lá ele será reformado para que, em alguns anos, seja levado em definitivo ao ponto que se tornará um Museu da Aviação junto a hotel e estabelecimentos gastronômicos.

Furtos

No início de setembro, dois homens arrombaram os portões do local onde está o avião e furtaram uma das saídas de emergência sobre as asas e um painel do sistema elétrico. Felizmente, menos de uma semana depois os criminosos foram identificados e as peças restituídas para a aeronave.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário