Destaques
Banda Municipal de Nova Petrópolis retorna no ano de seu cinquentenário
Nova Petrópolis – A participação da Banda Municipal no Festival da Primavera – Frühlingsfest, no domingo, 12, representou a primeira apresentação do conjunto no ano de seu cinquentenário. Fundada em 1971, a Banda completa 50 anos de atividades no dia 20 de setembro.
O prefeito Jorge Darlei Wolf, que esteve na apresentação, destacou que a Banda Municipal é um símbolo de Nova Petrópolis que abrilhanta os momentos mais importantes com a excelência de suas músicas e preservação cultural. “A Administração tem muito orgulho de participar desta história através das parcerias firmadas ao longo dos anos”, disse.
A apresentação marcou o retorno aos palcos após um ano e oito meses de inatividade por causa da pandemia. “A nossa última apresentação havia sido no Natal de 2019. Entramos no período de recesso e logo depois veio a pandemia, nos impedindo de fazer ensaios e apresentações”, afirma o presidente da Banda Municipal, Hélio Ricardo Lüdke.
Volta à rotina
De acordo com o presidente, durante o período de parada, os músicos chegaram a temer que a retomada não fosse mais possível. “O pessoal da música e dos eventos foi o mais afetado e muitos se obrigaram a buscar outros serviços para sobreviver”, disse Lüdke. “Tivemos apenas um ensaio para a apresentação do dia 12, mas isso foi especial e importante porque serviu para estimular novamente os músicos”, acrescentou.
Antes da pandemia, a Banda Municipal realizava em média duas apresentações por mês. Agora, os músicos pretendem retomar a rotina de ensaios e apresentações. Atualmente, o conjunto conta com 17 integrantes, que se dividem entre instrumentos de sopro (trompetes, trombones, saxofone e tuba), piano, contrabaixo e bateria.
Fundadores
Entre os integrantes da composição atual, quatro participaram da fundação, em 1971: o saxofonista Arlindo Müller, o trompetista Alceu Ritter e os irmãos Eloi e Nestor Goetz. Eloi é trompetista e atua também como maestro da Banda. Nestor é trombonista e saxofonista e faz também a função de arranjador.
O início da Banda Municipal está relacionado a uma visita de autoridades a Nova Petrópolis. “O município receberia a visita do almirante Augusto Hamann Rademaker Grünewald, que fazia parte do governo federal, e o prefeito Ewaldo Michaelsen pediu que houvesse uma recepção musical. Os músicos se reuniram e depois desta apresentação surgiu a ideia de formar a Banda, que começou com a coordenação de Egon Wedig e Egon Graebin”, afirma Eloi Goetz.