Destaques
Bombeiros atuam em fiscalização, mas Nova Petrópolis estava vazia
Nova Petrópolis – Sem ter efetivo suficiente para fiscalizar todo o município, a Prefeitura solicitou o apoio dos Bombeiros Voluntários para que ajudassem nas orientações e cobranças àqueles que estivessem infringindo o decreto de distanciamento e uso de máscaras por conta da pandemia da Covid-19.
Divididos em grupos e turnos, os Voluntários fizeram rondas na Rua Coberta, Praça das Flores e outros pontos itinerantes de Nova Petrópolis. No entanto, os bombeiros não tiveram muito trabalho pois, tanto no sábado como no domingo, 6 e 7, o movimento de pessoas foi muito baixo, principalmente por conta de praticamente todo o comércio e atrativos estarem fechados.
No sábado pela manhã, um dos bombeiros contou que “99%” das pessoas estava seguindo as orientações, e aqueles que estavam sem máscaras eram orientados a colocar. Na Rua Coberta estava ocorrendo uma feira de produtos coloniais, e um dos feirantes não queria usar o equipamento de proteção. “Nós já pedimos três vezes para ele colocar, mas ele desobedece. Temos a orientação de chamar a polícia, caso necessário. Mas não queremos chegar a esse ponto de chamar um efetivo policial por causa disso”, contou o voluntário.
À tarde, outro grupo fazia o monitoramento, mas também sem muito trabalho. No momento em que conversavam com a reportagem do Diário, duas senhoras, aparentemente turistas, que estavam com as máscaras no queixo, foram orientadas a usarem corretamente. As idosas reviraram os olhos, em tom de desrespeito, e seguiram à diante. Pouco depois, arrumaram as máscaras corretamente. “Alguns levam na boa, outros desta forma. Falam que têm o direito de não usar ou ir e vir, mas ninguém tem o direito de contaminar ninguém, a situação está muito grave”, disse outro bombeiro.