Destaques
Bugio morre atropelado na VRS-873 em Morro Reuter
Por Cleiton Zimer
Morro Reuter – Uma cena triste foi vista pelos motoristas que usavam a VRS-873 no final da tarde de quarta-feita, 3, no Mato Comprido: um bugio Alouatta Guariba morreu atropelado e seu corpo ficou estirado na lateral da pista.
De acordo com a bióloga Ivana Collet, trata-se de uma espécie de bugio ruivo, muito comum na nossa região. Ele está na lista da fauna ameaçada de extinção no Brasil, na categoria “Vulnerável”. Ela explica que este exemplar é um macho pois as fêmeas são pretas.
O trecho é repleto de animais, tanto primatas como demais espécies e, infelizmente, cenas assim são vistas seguidamente. Um dos fatores que contribui é a neblina densa que acaba prejudicando o campo de visão dos motoristas. Além disso o trecho é cheio de curvas e, quando um animal tenta passar de um lado para o outro na pista há grande risco de acidentes, pois os condutores não conseguem enxerga-los a tempo.
A bióloga explica que os bugios devem estar perdendo espaço pela urbanização, faltando alimentos, por isso arriscam a descer das árvores em busca de alimentos.
<BOX> Bem quistos
<10> Os bugios vivem de forma numerosa na região e são bem quistos pelos moradores, com os quais possuem convivência pacífica e, não raras vezes, são vistos pulando de galho em galho, brincando pela mata.