Conecte-se conosco

Destaques

Caderno Colono e Motorista: Márcio Freitas – mais de 20 anos na estrada

24/07/2021 - 13h36min

Morro Reuter/Santa Maria do Herval –  O motorista Márcio Rodrigo Freitas, de 47 anos, possui cerca de 20 anos de experiência na estrada. Atualmente, o funcionário da Nutrifrango, percorre o Estado em busca de grãos que servem de alimento para as aves mantidas pelos produtores parceiros. Morador de Santa Maria do Herval, o profissional hoje transporta cargas de milho em um caminhão de modelo Volvo FH 460. Com a experiência de duas décadas na boleia de um caminhão, Márcio garante que a responsabilidade de um motorista vai muito além de simplesmente assumir a direção. “É mais do que saber andar, é preciso perceber se o caminhão está andando certo, perceber um barulho diferente, prestar atenção aos detalhes”, garante.

Ele ainda aproveita a oportunidade para deixar alguns conselhos para quem está começando agora. “Andar de caminhão não se aprende em um dia. Isso requer aprendizado e é preciso escutar os mais velhos. E também é necessário respeito ao próximo em todas as ocasiões. Sou contra aqueles que furam filas e que querem ser mais inteligentes”, disse.

O funcionário da Nutrifrango afirma que, atualmente, a jornada de trabalho é organizada e as viagens não costumam ser desgastantes. “Aqui é muito bom. Minhas viagens em busca de milho são mais curtas e ficam limitadas a região Sul. Hoje, por exemplo, para São Francisco de Paula, eu faço duas viagens ao dia, enquanto que para Vacaria consigo fazer uma”, exemplifica. Ainda segundo o motorista, a carga com o grão pode chegar até 37 toneladas, sempre obedecendo ao que indica a legislação.

A tecnologia nos dias atuais também está sempre presente na vida dos profissionais que vive na estrada. Márcio afirma que destinos e proporções das cargas são informadas em um grupo no aplicativo WhatsApp. Graças a esses mecanismos muitos motoristas também estreitam laços de amizades que surgem durante o ofício da profissão. “Sempre buscamos ajudar um ao outro na estrada. Já fiz muito muitas amizades. Teve uma pessoa que ajudei e que virou um amigo com quem sempre mantenho contato”, disse. Ele trabalha como motorista da Nutrifrango há pouco mais de um ano.

Respeito

Márcio garante que possui muito respeito aos protagonistas do dia 25 de julho e entende que são duas classes importantes da sociedade. “Tanto o colono, que planta o alimento, assim como os motoristas que carregam tudo aquilo que é produzido na boleia do caminhão”, afirma ressaltando todo respeito. Antes disso, o morador do Herval ganhava as estradas com um outro tipo de caminhão. Ele transportava bois vivos em um boiadeiro. Antes disso, por mais de dez anos, esteve trabalhando como motorista de ônibus escolar. Ele era concursado junto a Prefeitura de Morro Reuter.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.