Conecte-se conosco

Destaques

Casal viajante de Dois Irmãos conhece as 26 capitais do país

04/11/2021 - 17h25min

Dari e Marli conheceram Boa Vista, em Roraima, a única que faltava

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos- Promessa é dívida, mas nem todos estão dispostos a cumprir. O que não é o caso de Dari Thomas, 60 anos, que prometeu conhecer todas as capitais do Brasil até os 60 anos. Desta vez, a matéria do espaço da Terceira Idade é um pouco diferente, não vai mostrar idosos trabalhando na lavoura ou nos pequenos afazeres da casa ou do sítio. Na edição de hoje, a matéria é com um casal que gosta mesmo é de viajar. “Agora que estou aposentado eu estou mexendo na minha casa, gosto destas coisas, derrubar parede, reformar”, destaca Dari, que foi morar em Torres depois que se aposentou da borracharia em Dois Irmãos

A promessa foi cumprida nos últimos dias, quando Dari e a esposa Marli, 54 anos, que também é aposentada, viajaram para Roraima conhecer Boa Vista, a última das 27 capitais de Estado (e o DF) que faltava conhecer.

Dari e Marli, ao longo da última década, fizeram várias viagens de carro pelo Brasil, conhecendo as capitais. Quando chegou a pandemia faltava apenas duas capitais para Dari ‘pagar a dívida’, que precisou ser adiada em virtude da Covid-19. Segundo Dari, faltava conhecer Boa Vista, em Roraima e Macapá, capital de Amapá. Por este motivo, viajaram para o Norte há dois meses, com intenção de conhecer, de carro, Boa Vista e Macapá. Mas não foi possível e o casal acabou viajando somente para Macapá, cuja viagem entre Santarém e Macapá, esticando o retorno até Manaus, levou quase 10 dias de barco. Devido a um problema de saúde, o casal retornou para casa, sem poder visitar Roraima.

Desta forma, no final de outubro viajaram para o Norte para cumprir a promessa, porém, para ganhar tempo, viajaram de avião. Foi a única capital conhecida que não foi por meio de viagem de carro.

Apaixonado por viagem Dari, junto com a esposa Marli, começou a viajar o Brasil de carro a bordo de um Celta, Sprinter, Toro e outros veículos. E se não bastassem todas as viagens de automóveis pelo país, eles foram além, expandiram o passeio para a América do Sul, onde já passaram por diversos países ao longo de várias viagens.

Dari viajou para a América do Sul

Check-in na última capital do Brasil e na mais distante também

Enfim o casal conseguiu conhecer a última capital brasileira que faltava no roteiro. De acordo com Dari, foi a última, mas não menos importante, bem pelo contrário: “Boa Vista é a capital mais organizada, mais bonita e bem cuidada que conheci. Tem praças lindíssimas, asfaltos sem desníveis, não vi nenhum buraco na rua, é uma cidade planejada. Para mim, é a capital mais bem cuidada do Brasil e olha que conheço todas”, destaca Dari.

Diferente das outras, a viagem até Boa Vista foi realizada de avião e não de carro. “Fomos de avião até Manaus e de lá seguimos até Roraima. Cidade linda, chega a dar uma certa invejinha”, diz.

O que faz nas horas livres

O aposentado, quando não está viajando, gosta de reformar a casa de praia da família. O casal comprou uma casa no litoral de Torres, onde passam bastante tempo. “Eu adoro quebrar parede, reerguer, ajeitar as coisas”, ressalta Dari.

Sonhos e realizações

Thomas é natural de Alecrim e veio para Dois Irmãos em 1998. Com o tempo abriu a própria borracharia ao lado do posto Ipiranga e, posteriormente, em frente a Calçados Pegada, onde ficou até se aposentar. Na infância ele sonhava em ser piloto, como não foi, passou a voar de parapente e saltou de paraglider em todas as regiões do Brasil, durante suas viagens.

Dari lançou um livro com algumas lembranças das primeiras cinco viagens ao lado da esposa, Marli, de 2006 a 2014. O exemplar está a venda diretamente com o autor ou na borracharia Lutz (frente a Pegada). Outro livro sobre as viagens está sendo preparado, contando a história de outras viagens realizadas.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.