Destaques
Chopp Adoma Pilsen recebe medalha de prata no concurso cervejeiro mais renomado do País
Ivoti – Produzida no prédio de número 293, na rua Duque de Caxias, em meio ao ambiente descontraído de paredes grafitadas e boa música, na última semana a cerveja Adoma Pilsen recebeu a medalha de prata na disputa cervejeira mais cobiçada do Brasil. O Concurso Brasileiro de Cervejas de 2021 elegeu a cerveja ivotiense como a segunda melhor do País na categoria Pilsen e, com isso, a colocou em destaque no cenário nacional.
Neste ano, participaram do concurso 467 cervejarias e 3.162 rótulos de cervejas, que concorriam em diferentes categorias. O estilo Pilsen costuma ser o que possui o maior número de concorrentes, uma vez que, como salienta o mestre cervejeiro e também sócio da Adoma, Marcelo Hugo Klein, não é exagero algum afirmar que ele representa cerca de 90% de toda a cerveja consumida no Brasil.
Lucas Klauck, administrador e também sócio da cervejaria, comenta que alcançar este resultado marca um momento muito especial para a empresa e para a equipe, que realiza o processo de produção focada em levar aos consumidores o melhor produto possível.
“Trabalhamos muito para estar sempre aprimorando a nossa cerveja, então receber este reconhecimento é realmente recompensador”.
Segunda melhor cerveja Pilsen do Brasil
Através dos growlers, consumidores possuem a opção de levar o chopp fresquinho para casa em embalagens de 1,5L
Apesar de a cervejaria já ter sido premiada por outros estilos de cerveja que produz, receber a primeira premiação do produto que é seu carro-chefe, traz à tona um sentimento diferente. Desde que a Adoma foi inaugurada, há cerca de cinco anos e meio, a Pilsen é produção garantida e, por isso, em três outros momentos os cervejeiros já haviam participado deste concurso. No entanto, persistindo na busca pelo resultado desejado, eles seguiram aperfeiçoando a cerveja. Desta vez, quando o resultado foi anunciado, no dia 18 de março, a equipe ficou orgulhosa do trabalho feito.
Marcelo comenta que a avaliação do concurso é bem rigorosa. Ele conta que as amostras da cerveja produzida pela Adoma foram enviadas para Blumenau (SC), onde fica a sede do concurso, no dia 26 de fevereiro. A partir de então, assim como as dos demais concorrentes, elas passaram pela degustação e avaliação de dezenas de jurados, que, por fim, deram seu parecer em um relatório de, em média duas páginas, e, com base nisto, estabelecem uma nota.
As cervejas vencedoras são as que, na soma de todas as notas, recebem a maior pontuação, como foi o caso da Adoma. Mas, para chegar até aí, foi preciso provar que, além de possuir as características necessárias para se encaixar na categoria em que concorria, a Adoma Pilsen também possui qualidade e destaque em seu aroma, sua aparência, seu sabor, e até mesmo na sensação da bebida na boca.
“A Adoma Pilsen é feita com puro malte”
Mestre cervejeiro da Adoma, Marcelo Hugo Klein garante que um dos diferenciais da Pilsen produzida pela cervejaria ivotiense está na utilização de puro malte de cevada selecionado
Para fabricar uma das cervejas mais saborosas do Brasil, é necessário realizar uma produção que passa por nove etapas e ainda esperar sua maturação entre 20 e 22 dias. Entre o controle e a correção da água até o envase da bebida, é preciso realizar a moagem dos grãos, a mosturação, a clarificação, a fervura, a fermentação e, enfim, se chega ao processo de maturação, onde ocorre o aprimoramento do sabor e do aroma.
No entanto, se tratando da produção de Pilsen, a cerveja passa ainda por um processo de filtragem, onde o intuito é retirar os fragmentos de levedura que ainda restaram na bebida. É esta etapa que garante ao estilo algumas de suas características mais marcantes, como a transparência que reflete a leveza da bebida e também o seu aspecto brilhoso. Mas, além do longo processo que exige muita dedicação, os ingredientes utilizados também são parte importante para fazer uma cerveja campeã.
“Nosso diferencial é que produzimos a cerveja com puro malte de cevada, diferente da grande maioria, como as cervejas industriais. Além disto, o malte que utilizamos é selecionado, o que garante ainda mais qualidade ao produto”.
Ainda em relação aos ingredientes que compõem a Pilsen produzida pela cervejaria ivotiense, Marcelo aponta que o lúpulo e a levedura utilizados por eles na produção das cervejas são originários da Alemanha. Assim, além de produzir com qualidade e com paixão, a equipe da Adoma busca realizar criações que atendam aos mais variados paladares.
Cervejaria Adoma
Desde a inauguração da Adoma, o estilo Pilsen é o carro-chefe de vendas da empresa
Aperfeiçoando receitas e buscando produzir um novo estilo de cerveja a cada mês, atualmente a Cervejaria Adoma oferece cerca de 14 diferentes estilos aos consumidores, entre eles: Pilsen, Premium Lager, Hop Lager, Weiss, Fruit Berga, Belgian Blond, Irish Red, APA, IPA, Double IPA e Black IPA.
Além de ser bastante presente nos eventos e estabelecimentos – desde mercados, até pub’s e restaurantes, principalmente os de toda a região do Vale do Sinos – as cervejas da Adoma são comercializadas em garrafas Long Neck, de 500ml, e nos famosos “barrigudinhos”, os Growlers de Chopp, de 1,5 litros.
O chopp Pilsen premiado é vendido em embalagens de 1,5L (growlers) e também em barris. Portanto, se a ideia for tomar um barril de chopp em casa ou em algum evento, a Adoma também oferece o tele-chopp. Com disponibilidade de barris de 20, 30 ou 50 litros, a equipe leva o barril até o local e o recolhe no horário combinado. Desta forma, independente de gostos ou da intensidade da sede, a cervejaria trabalha para atender cada um dos consumidores da melhor forma, proporcionando, mais que uma simples bebida, uma experiência.
Funcionamento
A Adoma fica localizada na rua Duque de Caxias, número 293, no bairro Harmonia, em Ivoti. Fechado para comercialização apenas aos domingos, durante a semana e nos sábados, mesmo em períodos de restrições, é possível ir até o local e garantir sua cerveja para beber em casa. Confira os horários de atendimento:
- Segundas e terças-feiras: das 7 horas às 11h30 e das 13 às 18 horas
- Quartas, quintas e sextas-feiras: das 7 horas às 11h30 e das 13 às 19 horas
- Sábados: das 8 às 19 horas
- Domingos: fechado