Conecte-se conosco

Destaques

Cinco casos de violência doméstica foram registrados em apenas um dia em Dois Irmãos

07/07/2021 - 10h41min

Atualizada em 11/07/2021 - 16h50min

Ocorrências são compreendidas aos municípios de Dois Irmãos e também Morro Reuter (FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos / Morro Reuter – Desde o início deste ano até final de junho a Delegacia de Polícia Civil de Dois Irmãos registrou 75 casos de violência doméstica contra a mulher. A maioria das vítimas são de Dois Irmãos e, na sequência, de Morro Reuter. O mês de abril teve mais ocorrências, somando 19 no total.

No começo do mês de julho esse índice continuou tomando forma na mesma proporção: em apenas um dia foram registradas cinco ocorrências. As vítimas procuraram a Delegacia na segunda-feira, 5, relando ameaças e agressões.

Violência psicológica

Em uma das ocorrências uma moradora de Morro Reuter veio à Delegacia por intermédio da Assistência Social, relatando que sofre violência psicológica do seu companheiro com o qual está casada há quase 20 anos. Relatou que é chamada de “imundícia, raça ruim, raça podre, de sem serventia” e outras palavras de baixo calão.

O ápice foi na madrugada de segunda, quando ele quis manter relações sexuais com a mulher e, quando ela negou, ficou enfurecido, acordando todos na casa – inclusive os filhos – aos gritos.

A mulher diz que já propôs a separação, mas que o marido não aceita, inclusive, ameaçando-a de morte quando toca no assunto.

Ela pediu medidas protetivas e representará em juízo.

Tapas e socos

Uma moradora de Dois Irmãos procurou a Delegacia relatando que na noite de domingo, 4, foi agredida a tapas e socos pelo companheiro com o qual está há mais de 10 anos, além de ser ameaçada de morte. O motivo: comprou um celular. De acordo com a vítima, o homem estava embriagado e não foi a primeira vez que a agrediu.

Ex-companheiros

Outras duas mulheres procuraram a delegacia para denunciar que estão sendo perseguidas e ameaçadas pelos ex-companheiros. Em um dos casos, o agressor ainda tentou atropelar a irmã de uma das vítimas por ela ter ajudado na separação. Por temer por sua integridade física, também registrou uma ocorrência.

OS CASOS EM NÚMEROS NA DP DE DOIS IRMÃOS

Janeiro

17 ocorrências de violência doméstica; 15 em Dois Irmãos e duas em Morro Reuter. Das vítimas, 14 solicitaram medida protetiva de urgência.

São nove ameaças, três casos de lesão corporal, duas vias de fato, uma perturbação da tranquilidade, um descumprimento de medida protetiva e uma tentativa de estupro, que resultou na prisão em flagrante do agressor.

Fevereiro

11 ocorrências de violência doméstica; oito em Dois Irmãos, duas em Morro Reuter e uma em Novo Hamburgo. Dez vítimas solicitaram medida protetiva de urgência.

Foram oito registros por ameaça, dois por lesão corporal e um por descumprimento de medida protetiva.

Março

10 ocorrências de violência doméstica; nove em Dois Irmãos e uma em Morro Reuter. Oito vítimas solicitaram medida protetiva de urgência.

Foram dois descumprimentos de medida protetiva, três ameaças, quatro perturbações da tranquilidade e um caso de vias de fato.

Abril

19 ocorrências por violência doméstica; 16 em Dois Irmãos e três em Morro Reuter. 15 solicitaram medida protetiva.

Foram realizados dois registros por vias de fato, cinco por lesão corporal, um por descumprimento de medida protetiva, dez ameaças e um estupro.

Maio

7 ocorrências por violência doméstica; seis em Dois Irmãos e uma em Morro Reuter. Três solicitaram medida protetiva

Foram registrados quatro casos de lesão corporal, uma perturbação da tranquilidade, uma ameaça e uma ocorrência por vias de fato.

Junho

11 ocorrências de violência doméstica; nove em Dois Irmãos, uma em Herval e uma em Morro Reuter. Nove solicitaram medida protetiva de urgência.

Foram casos de ameaça, descumprimento de medida protetiva, injuria, pertubação do trabalho e lesão corporal.

Emergências e denúncias em Dois Irmãos e Morro Reuter

Em Dois Irmãos, em caso de emergência, deve-se entrar em contato com a Brigada Militar pelo 190, ou então pelos telefones 3564-6872 ou 3564-1193.

Em Morro Reuter, em caso de emergência, deve-se entrar em contato com a Brigada Militar pelo 190 ou então através do 051 98019-7413 (com whatsapp).

Denúncias também podem ser feitas à Delegacia de Polícia de Dois Irmãos, pelo whatsapp 51 98543-7318 ou pelo telefone 3564-1190, garantindo-se o anonimato.

Quatro casos em Santa Maria do Herval

Nesse ano já foram registrados quatro casos de violência doméstica em Santa Maria do Herval. Em janeiro teve um caso; março dois; junho um.

Em 2020 foram registrados 19 ocorrências ao total.

Emergências devem ser direcionadas para a Brigada Militar pelos telefones 051 99239-0286 e 99600-5530.

Denúncias podem ser encaminhadas para a Delegacia pelo 051 98585-5792.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.