Destaques
Começa a implantação do Plano Diretor em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A Prefeitura iniciou os trâmites para a implantação de um Plano Diretor no município. De acordo com a prefeita Mara Stoffel (PDT) já foi feito um mapeamento e, agora, o próximo passo é realizar um recadastro de todas as propriedades através do levantamento das características topográficas; com isso, passarão a ser feitas audiências públicas com a comunidade junto ao Conselho – constituído por membros de diferentes setores -, para a elaboração das estratégias que serão adotadas, cujas propostas do Executivo passarão pelo crivo Legislativo.
A obrigatoriedade de um Plano Diretor recai apenas sobre os municípios com mais de 20 mil habitantes; Herval tem apenas 6.364 conforme estimativa feita pelo IBGE no ano passado, ou seja, não há obrigação legal desta implantação.
Entretanto, a chefe do Executivo acredita que um planejamento é necessário para haja desenvolvimento ordenado e saudável. “São 33 anos de município e nunca teve um direcionamento. O objetivo é fazer um planejamento para o futuro com uma ordenação correta, de forma que manteremos a ordem dentro do crescimento da cidade”, destacou a prefeita.
“O Herval merece”
Mara reconhece que será um processo trabalhoso, que demorará no mínimo dois anos para ser concluído diante da grande área territorial do município. “Mas o Herval merece. Precisamos tomar posse do assunto para que no futuro tenhamos mais tranquilidade”, pontuou.
Profissionais visitarão todas as casas
Mara fez o enunciado do início do projeto aproveitando, também, para comunicar as pessoas de que nos próximos dias profissionais da empresa responsável pela coleta de dados passarão de casa em casa para fazer os levantamentos. “Precisamos que os moradores fiquem cientes destas visitas; eles estarão identificados, virão medir as propriedades, tirar fotos, inclusive, com uso de drones”.
A empresa contratada para fazer o estudo é a Metrocil. As visitas acontecerão durante a semana e, possivelmente, conforme a organização da empresa, aos finais de semana.
Não há nenhum impacto previsto na infraestrutura atual de Santa Maria do Herval. Definições só ocorrerão após a conclusão dos estudos, através do envolvimento da comunidade nas audiências públicas para alinhavar as ações que serão tomadas.
No plano de governo
Durante a sua campanha política no ano passado, a então candidata à reeleição havia sido questionada quanto à sua proposta para atrair mais empresas para o município e manter as que já estão investindo aqui. Mara respondeu que “a ideia nesses próximos quatro anos é direcionar o Plano Diretor para termos uma área industrial e trazermos investidores”.
Agora, com o início do processo, a prefeita reitera que “é necessário, não adianta ficarmos empurrando”.