Destaques
Comerciantes de Dois Irmãos estão otimistas com o cenário de 2021
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Comerciantes enfrentaram diversas turbulências no ano passado diante da crise sanitária. Em um vai e vem de incertezas, lojas tiveram que fechar as portas, depois, reabriram com restrições; foi necessário adaptar-se à nova realidade, buscando formatos diferentes de atrair e atender o público. 2021 começou e o cenário pandêmico ainda perdura, mas, há um otimismo entre os comerciantes que acreditam em bons resultados ao longo desse ano.
Mais de 3 mil empresas
Em um recente levantamento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, foi constatado que Dois Irmãos possui 3.077 empresas ativas, dentre as quais estão Micro e Pequenas empresas, Ltdas, EPPs, Eirelis e MEIs. Dessas, em torno de 600 são do segmento de comércio e 215 do ramo de indústria/produção. Ainda há registrados 544 profissionais liberais (autônomos).
Do total de empresas ativas, metade delas são MEIs (Microempreendedores Individuais), sendo que a maioria dos MEIs são prestadores de serviço. Devido a isso, há um número muito maior de empresas no segmento de serviços em Dois Irmãos.
Expectativas com as vendas
alavancam os empreendedores
“Em 2020, não tivemos um ano ruim, exceto a falta de mercadorias, atrasos nas entregas de materiais. Começamos 2021 bem e com bastante demanda. Estamos com uma expectativa alta de ser um ano bom, que, com os devidos cuidados só tende a melhorar”
“Como proprietárias e profissionais da saúde, estamos muito otimistas com as vendas de produtos naturais e suplementos alimentares neste ano. Acreditamos que cada vez mais as pessoas estão se conscientizando com uma alimentação e estilo de vida saudável, gerando saúde e bem-estar”
“A gente almeja que o ano seja bom, com uma possibilidade de retomada maior no segundo semestre. As tintas foram um setor que teve um crescimento de 15% em 2020, então a nossa perspectiva é de melhora”
“As expectativas são as melhores possíveis”
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edson Luis Maicá Severo, há muito otimismo para o ano de 2021. “As expectativas são as melhores possíveis. Principalmente agora com início da vacinação, acreditamos que assim que um percentual maior da população esteja vacinada, as pessoas vão estar mais confiantes e a tendência que todos os setores da economia sejam beneficiados”, disse.
Maicá conta que há tratativas para que novas empresas se instalem no município o que acarretará no aumento da geração de emprego e renda.
Auxílio às empresas
O secretário relembra que em 2020 a Administração beneficiou 72 empresas com auxílio aluguel por um período de três meses. “Sabemos que não foi o suficiente, mas também entendemos que foi importante naquele momento”, disse, enfatizando que manterão o diálogo permanente com os empreendedores locais.