Conecte-se conosco

Destaques

Como a Estação de Tratamento de Esgoto vai impactar na vida dos estancienses

13/01/2021 - 18h18min

Após conclusão, ETE tratará 100 litros de esgoto por segundo e elevará índice de tratamento para 75% no município (Crédito: Lucas Woleck)

Estância Velha – Projetado em duas etapas, o novo Sistema de Esgotamento Sanitário do município promete, após a conclusão de sua fase final, aumentar o índice de tratamento de esgoto na cidade de 3% para 75%. 

De acordo com Caetana Venter, engenheira do Departamento de Obras Metropolitanas da Corsan, atualmente estão em execução as obras da 1ª etapa do sistema, que compreende aproximadamente 50 Km de redes coletoras, uma elevatória de esgotos (EBE) e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).  

“Essa 1ª etapa elevará o índice de tratamento de 3% para quase 40% no município”, acrescentou Caetana, que ainda explicou que o prazo para conclusão desta fase é dezembro de 2021. “Com a execução da 2ª etapa das obras, esse índice chegará a 75%. Porém, ainda não há previsão de execução desta segunda etapa”, contou. 

Já a ETE, segundo a engenheira, ficará localizada na rua Portão, no bairro Industrial, próximo à divisa com Portão. Ela ainda afirmou que a Estação de Tratamento de Esgoto, após concluída, terá a capacidade de tratamento de 100 litros por segundo. 

Transferência de alunos da Educação Infantil de Estância Velha aguarda definição

IMPORTÂNCIA DA OBRA PARA A POPULAÇÃO 

Tanto a engenheira Caetana Venter, quanto o gestor da Corsan no município, Marco Henrique Prade, ressaltaram a importância desta obra para a população do município. 

Prade destacou que, atualmente, praticamente todo o esgoto do município vai para foças sépticas, que acabam indo diretamente para arroios e à rede pluvial da região. Isso, segundo ele, pode contaminar os lençóis freáticos e até mesmo oferecer riscos à saúde da população. O gestor ainda afirmou que, para esta obra, estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão por mês. 

Por fim, a engenheira disse que “a obra de esgotamento é de extrema importância para o município e a região dos sinos como um todo, pois ajudará a diminuir o nível de poluição que vai para o Rio dos Sinos” 

FALA COMUNIDADE: mato toma conta das ruas do Floresta em Estância Velha

Reunião da semana passada 

Este projeto em questão, foi apresentado ao prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, na última quinta-feira, 7, em reunião com o diretor de Expansão da CorsanJulio Eloi Hofer. Na ocasião, o prefeito se colocou à disposição para auxiliar, da forma que for possível, para que a obra siga o cronograma e seja entregue o mais breve possível à população. 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.