Conecte-se conosco

Destaques

Chalé dos Doces, de Morro Reuter, recebe selo do Ministério do Turismo

08/04/2021 - 11h36min

Atualizada em 08/04/2021 - 17h53min

* por Fábio Radke 

Morro Reuter – O Chalé dos Doces, conhecido café e confeitaria no município, obteve recentemente o selo e certificado do Ministério do Turismo. A proprietária do negócio, Márcia Elisa Heylmann Linck, é a primeira empreendedora de Morro Reuter a receber o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), na categoria empresa gastronômica. A conquista da empreendedora representa o reconhecimento pelo atendimento prestado aos clientes em geral e turistas, e da qualidade dos produtos que variam de pães, tortas, cucas, roscas e cafés.

O selo agora está visível no Chalé localizado na Rua do Pontilhão, no Centro. “Recebemos muitos turistas, são clientes que chegam de outras cidades, e o selo é importante em vários sentidos. É uma garantia que temos a aprovação nesse cadastro junto ao Ministério do Turismo”, afirma Márcia, que administra o estabelecimento há três anos. Em relação a qualidade dos produtos, ela explica que existe um cuidado em todos os processos. “A gente preza muito pela qualidade em todas as etapas de produção dos nossos produtos caseiros. O abacaxi que uso nos doces eu mesmo cozinho. A manteiga que utilizamos é de origem colonial”, exemplifica.

O certificado e selo do cadastur possui validade de dois anos com possibilidade de renovação. “O empreendimento receber o selo, ainda mais neste momento de pandemia e pensando no período pós-pandemia, agrega segurança, responsabilidade e confiança para com o setor e os turistas”, ressalta a secretária de Comércio e Turismo, Sônia Feldmann.

Benefícios para o negócio

A adesão do estabelecimento pode representar benefícios, tais como incentivos a programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos pelo Ministério do Turismo; apoio a eventos, feiras e ações do Ministério; visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal; classificação de meios de hospedagem como hotel, resort, hotel fazenda, pousada. Quanto para o turista, o selo assegura que a empresa está formalizada e operando de acordo com as leis brasileiras de turismo. O negócio também surge em ferramentas de consulta a partir da inscrição no banco de dados do órgão.

Outros estabelecimentos de Morro Reuter interessados podem fazer inscrição no site do Cadastur (cadastur.turismo.gov.br) ou então solicitar auxilio junto à secretaria de Comércio e Turismo. No total, 18 cadastros de Morro Reuter já foram realizados junto ao Ministério do Turismo. Os certificados estão sendo recebidos gradativamente, conforme registros feitos.  “Outras atividades econômicas podem ser fazer seus pedidos desde que tenham as CNAEs solicitadas pelo Ministério. Após a certificação, caso venham fazer alguma alteração no segmento do negócio isso deve ser adequado junto ao cadastro”, explica Sônia.

Chalé é o primeiro registrado no Cadastur na categoria empresa gastronômica

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.