Conecte-se conosco

Destaques

Contur estuda permanência de Caxias na Região das Hortênsias

31/08/2021 - 15h31min

Reuniões ocorreram em Nova Petrópolis (Créd.: Paola Benevenuto)

Nova Petrópolis – O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) discutiu sobra a participação de Caxias do Sul na Região Turística das Hortênsias. O tema foi tratado durante a reunião mensal do Comtur, na sexta-feira, 27, no Centro de Eventos. A pauta surgiu por sugestão do Conselho Regional de Turismo das Hortênsias, (Contur Hortênsias).

A Presidente do Comtur, Luciane Schommer, destacou que ficou evidente e claro que a discussão sobre a integração de Caxias, trata-se de uma instância regional integrada ao Mapa Turístico Brasileiro que, entre outros, tem por objetivo o desenvolvimento regional e ações de promoção turística. “Entende-se que é um espaço de organização e fortalecimento de ações coletivas que se faz necessário ter identidades sejam culturais, populacionais, etnias e até de formas de organização no que se trata do âmbito turístico”, disse.

Pontos positivos e negativos

Na discussão, foi tratado sobre os aspectos positivos e negativos da participação de Caxias do Sul na Região das Hortênsias para definir a posição de Nova Petrópolis. Como aspectos positivos foram identificados a construção do aeroporto regional; grandes empresas; força política; entidades com força regional; e um dos PIB’s mais altos do estado.

Já sobre a perspectiva negativa, ficou identificado que Caxias possui uma imagem pública de maior identidade com a região de cultura italiana da Uva & Vinho. Itens como segurança, qualidade de vida, traquilidade, e IDH foram apontados como grandes diferenças entre estes municípios. “É visível a organização civil da cidade é de um grande centro urbano, organização muito distinta das pequenas cidades integrantes da Região das Hortênsias”, apontou Schommer.

O tema foi para votação e aprovada por 15, entre os 16 conselheiros presentes. No entanto, o Comtur reforça que é fundamental o fortalecimento das ações e parcerias entre a Região Uva $ Vinho e Região das Hortênsias especialmente nas ações de promoção e comercialização turística da macrorregião Serra Gaúcha.

Decisão será de Caxias

Durante a tarde da mesma sexta-feira, 27, os representantes e integrantes da diretoria do Contur Hortênsias e representantes da secretaria de Turismo de Caxias do Sul estiveram em nova Petrópolis para tratar do assunto. De acordo com o presidente do Contur, Daniel Hillebrand, a decisão de permanecer ou não na Região das Hortênsias, a qual integra desde 2019, será da Administração caxiense.

Hillebrand ressaltou que há opiniões diversas, uma vez que Caxias do Sul é conhecida pela uva e pelo vinho. Mas, por outro lado, faz sentido a cidade permanecer na Região das Hortênsias por sua proximidade, por seu aeroporto e porque o maior número de turistas da Região das Hortênsias é caxiense.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.