Destaques
Coordenadora do Conselho Tutelar de Ivoti fala sobre o combate à violência sexual
Ivoti – O Conselho Tutelar faz um alerta no dia 18 de maio, data em que marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Segundo a coordenadora Jéssica Milena Koch, ela e as colegas intensificaram o trabalho de conscientização nesta semana. A flor amarela é o símbolo da Campanha Nacional. Por este motivo, várias flores foram espalhadas pelo local a fim de salientar a importância desta luta. “O abuso contra crianças e adolescentes não deve ser somente trabalhado em um dia do ano, mas sim em todos”, destaca.
Jéssica explica que falar sobre sexo nos dias atuais ainda é um tabu, pois a sociedade prefere ignorar o tema, portanto há dificuldades quando o assunto é abuso sexual. “Em nossa cidade, conseguimos verificar a amplitude da situação, quando não somente atendemos casos os quais o crime foi realizado contra as meninas, mas também contra meninos”, conta.
De acordo com a coordenadora, nos últimos dois anos, o município deteve cerca de 16 casos de suspeita de abuso sexual. Ela pede a colaboração da comunidade para informar qualquer suspeita ao Conselho Tutelar. As denúncias podem ser feitas nos telefones (51) 99956-1916 ou (51) 3563-1466. Quem preferir pode ir até a sede que fica na avenida Presidente Lucena, 3426, nos fundos. O horário de atendimento é das 8h às 18h. “O Conselho Tutelar é um órgão que tem a função de encaminhar a situação aos serviços necessários”, reforça.