Destaques
De um jeito diferente, hoje é dia de Kerb de São Miguel em Dois Irmãos
Dois Irmãos – Tradicionalmente, o município para neste dia 29 de setembro para celebrar o dia de São Miguel. Junto, o Kerb inicia nas missas, com o encontro em frente ao Salão da Sociedade Santa Cecília. Em função da pandemia, neste ano as celebrações ficam mais comedidas e restritas, mas a história do Kerb segue na memória de todos.
Este é um exemplo do músico trompetista Mário Schmitz, de 61 anos, mas que está ao menos 45 destes envolvido em função do evento. Desde a década de 1970 ele participa de bailões e de diversas atividades relacionadas ao Kerb. Neste ano, ele participará de uma live da banda Baila Baila.
A apresentação virtual está prevista para iniciar às 10h30min, na página do Kerb de São Miguel no Facebook. O evento ainda terá a participação de autoridades e religiosos, e ocorrerá no Teatro Adriano Schenkel. A banda também realizou outra live no último sábado.
Filho de músico, Mário destaca que o evento, por ser realizado de forma diferente, terá um aspecto que reviverá os primórdios da festa. “Eu acho que esse ano o Kerb mesmo vai ser em casa, praticamente voltando às origens, com confraternizações entre as famílias”.
Mesmo assim, a falta de um contato mais próximo com o público festeiro deixará uma saudade imensa nesta edição. “Nós tocávamos para todos os tipos de público antes, desde criança até idosos. Mas neste ano vai faltar o calor humano de tocar para o grande público do Kerb”.
Motivos para comemorar
Entre os vários motivos já tradicionais para celebrar a festa, Mário terá ainda mais dois para este ano. Isto porque ele foi um dos infectados pela Covid-19 em Dois Irmãos, com uma recuperação tranquila. “Agora estamos vivendo um novo mundo, uma nova história de vida depois de vencer o vírus”. Além disso, a Baila Baila completou 20 anos de fundação. Um CD comemorativo ficou pronto ainda em março, mas ainda não pôde ser lançado em bailes e eventos em função da pandemia.
UM BRINDE OU UM ‘BLEND’
Hoje pela manhã os cervejeiros e proprietários das três cervejarias de Dois Irmãos estarão reunidos para um registro histórico do Diário e para fazer um brinde simbólico ao Kerb de São Miguel. O evento foi realizado de forma diferente em virtude da pandemia, não foi possível a celebração costumeira, porém, os cervejeiros farão um brinde (ou um ‘blend’, misturando seus chopes), afinal, com festa de rua ou não, a alma da festa, que é a cerveja artesanal, fará a demonstração da força do setor na cidade, referência estadual.
Estarão reunidos Miguel Engelmann, cervejeiro e sócio proprietário da primeira cervejaria de Dois Irmãos (Hunsrück), Rodrigo Borowski (Mater) e Miguel Schwengber (Rothenburg, recém inaugurada).
VISITE AS CERVEJARIAS
Neste feriado e “dia santo” dedicado ao padroeiro, uma boa opção é visitar as cervejarias locais.
Hunsrück – Aberta das 10 às 17 horas.
Mater – Aberta das 14 às 18 horas.
Rothenburg – Abre às 15 horas.
Drive-thru de Frühstück
O Kerb terá drive-thru (pegue e leve) de Frühstück, kit com alimentos tradicionais de kerb, como cuca, linguiça, rabanete, nata, schmier, entre outras guloseimas. O kit será entregue das 15 às 19h, em quatro pontos da cidade: Praça do Imigrante, Apae, container da Associação de Voluntários do Hospital São José e Liga Feminina de Combate ao Câncer.
Programação de hoje
Virtual
10h30 – Encontro das autoridades religiosas e apresentação de bandinha típica alemã
16h – Lançamento do vídeo festivo do 190º Kerb de São Miguel e apresentação de bandinha típica alemã.
Presencial
9h – Missas e cultos nas Igrejas Católica, Evangélica e Luterana
15 às 19h – Drive-thru do Frühstück