Destaques
Delegado Borba completa seu primeiro ano em Dois Irmãos
Por Cleiton Zimer
Dois Irmãos – Hoje, dia 3 de setembro, o Delegado Felipe Farias Borba completa seu primeiro ano como titular da Delegacia de Dois Irmãos. “O sentimento em relação ao fim deste primeiro ano é de intensa satisfação profissional”, avalia.
Borba pontua a qualificação da equipe da DP como ferramenta que possibilita uma boa prestação de serviço à comunidade. “Sou grato ao time de policiais, que com lealdade e responsabilidade rapidamente se adaptaram à troca de titular do órgão e vêm desempenhando um ótimo trabalho”.
Ressalta que como exemplo desse compromisso e dedicação, já foram executadas 27 prisões desde a sua chegada. “Número que é superior à meta esperada pela própria Polícia Civil em relação ao município”.
Prezando pela segurança da comunidade
O Delegado analisa que, passado um ano, a equipe está conseguindo prestar um bom serviço público de acordo com o que pretendia quando da sua chegada. “Nos dedicamos ao combate qualificado do tráfico de drogas, identificando não somente quem vende, mas os indivíduos envolvidos e que possuem tarefas de coordenação ou financiamento”.
Ressalta que alcançaram eficiência nos casos de crimes patrimoniais, esclarecendo a autoria da maioria desses delitos, como furto, roubo e estelionato, inclusive com prisões. “Conseguimos, também, resultados importantes no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, contribuindo para que desfechos mais graves não ocorressem”.
Órgãos integrados
Borba enfatiza que a Polícia Civil tem ótima integração com os demais órgãos envolvidos em atividades conexas, como Vigilância Sanitária, Saúde, Conselho Tutelar, Coordenadoria da Mulher, e a própria Brigada Militar. “E encontramos respaldo do nosso trabalho perante o Ministério Público e o Poder Judiciário. Além disso, a comunidade nos auxilia cada vez mais com informações que permitem o início e o aprofundamento de investigações”.
Apoio fundamental do Consepro
O apoio do Consepro, de acordo com o Delegado, é digno de destaque. “Sempre comento que somos policiais privilegiados de trabalhar com a certeza de que nossa preocupação exclusiva será investigar infrações penais, pois o Consepro tem garantido não somente a manutenção do serviço em relação à estrutura, mas também viabilizando melhorias em todos os aspectos, como na recente contratação de mais um estagiário para auxiliar nas atividades administrativas”.
“Só tenho a agradecer”
Fechando sua avaliação deste período em Dois Irmãos, Borba expressa seu sentimento de gratidão. “Até agora, só tenho a agradecer. Espero que a comunidade siga confiando no nosso trabalho e nos auxiliando com informações. Que a integração com os demais órgãos públicos prossiga, facilitando a difícil e gratificante missão de investigar fatos criminais, permitindo a responsabilização criminal de quem pratique algum delito”.
Mais de 10 anos na Polícia
Mestre em Direito, especialista em Direito Público e graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, Borba trabalha em prol da segurança pública desde 2010, começando pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) de Porto Alegre.
Após foi para a 3ª DPPA da Zona Norte da Capital. Trabalhou durante dois anos na Academia da Polícia Civil. Teve passagem pelo serviço de volante de Porto Alegre. Entre 2017 e 2018 trabalhou na Delegacia de Homicídios de Gravataí. Antes de vir para Dois Irmãos, atuou na Corregedoria-Geral da Polícia Civil (COGEPOL).