Destaques
Depois de comprar Moinho Collet, Prefeitura pode investir em mais imóveis históricos de Dois Irmãos
Dois Irmãos – Depois de encaminhar um acerto pela compra do terreno e do prédio do histórico Moinho Collet, o prefeito Jerri Meneghetti ainda abriu a possibilidade de, no futuro, a Prefeitura também adquirir outros espaços tradicionais da região do Alto Vila Rosa e Rübenich. Assim como o moinho, a intenção é recuperar os espaços, devido à importância história de patrimônio, e fomentar o turismo.
Entretanto, Jerri ressalta que, no momento, a compra destes espaços, o Armazém Scholles e da Serraria Becker, está totalmente fora de cogitação. “O moinho era mais urgente devido ao avançado estado de comprometimento da estrutura. Para estes dois espaços vamos, mais adiante, conversar com os proprietários sobre parcerias públicas e privadas, mas sem a possibilidade de aquisição, por enquanto”.
Jerri contou ainda que a intenção é que, depois de restaurado, o Moinho Collet possa fazer parte dos atrativos da Rota Colonial, que passará a ser mais estimulada nos próximos anos como parte das ações pelos 200 anos da imigração alemã.
Moinho Collet
Construído em 1854, o antigo moinho foi construído na então propriedade de Jacob Blauth, junto ao Arroio Feitoria. Ele ainda passou pelas famílias Sperb e Engelmann até ser adquirido por Guilherme Collet, e seguir com família até hoje. O espaço passou por diversas ampliações desde então. O Moinho Collet é uma das construções mais antigas de Dois Irmãos ainda de pé, junto com a Ponte de Pedra e do Museu Municipal.