Destaques
Dia do Bombeiro: “Os bombeiros são anjos na nossa vida”, afirma família que teve filho salvo após afogamento em Picada Café
Picada Café – “Pra nós, os bombeiros são tudo em nossa vida”, diz Gisele Tainá Berg, moradora de Picada Café. Em outubro do ano passado, seu filho, Arthur, então com um ano e dez meses, caiu dentro de um tonel e não conseguiu sair. “Ele jogou um brinquedo no tonel e caiu quando foi buscar”, conta a mãe que no momento estava amamentando a filha mais nova. Diz que quando sentiu a falta do filho começaram a procurá-lo, sendo encontrado pelo padrinho, segundo a mãe, “praticamente sem vida”. Gisele conta que fez respiração boca a boca, e massagem cardíaca para reanimar o filho, mas ão conseguiu. Correram para o Corpo de Bombeiros em busca de socorro.
“Lembro que o comandante Vilson o pegou no colo e já começou as manobras para animá-lo, sendo em seguida encaminhado ao Posto de Saúde, tendo uma parada cardíaca no caminho. Arthur foi reanimado ainda na ambulância e do Posto foi encaminhado para a UTI, em hospital de Caxias do Sul, em coma induzido”, diz a mãe. No hospital, o pequeno ficou 17 dias em coma e três dias em observação. “Hoje, com dois anos e meio, é um menino saudável e ficou sem sequelas. Nem parece que aconteceu tudo isso com ele”, diz a mãe. Para ela e o marido, Cleiton, “os bombeiros são anjos sem asas. Toda nossa família é mega agradecida aos bombeiros. Eles merecem todo reconhecimento”, afirmam. Ao sair do hospital com o filho o casal foi ao quartel agradecer aos bombeiros.
Bombeiros Voluntários de Picada Café: em 13 anos, mais de 19 mil ocorrências atendidas
Fundado em 25 de março de 2008, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Picada Café está sob o comando de Vilson Koch. Segundo ele, nestes 13 anos a corporação já atendeu mais de 19 mil ocorrências, uma média de 1.400 a 1.600 por ano. Entre os atendimentos o comandante aponta diferentes tipos, como acidentes de trânsito com vítimas presas as ferragens, pré-hospitalar, combate a incêndio veicular, residencial, industrial e em mata, atropelamentos, queda de moto e outros.
VIATURAS
O quartel hoje conta com oito viaturas: três caminhões de combate a incêndio, duas unidades de resgate, três ambulâncias e um carro de apoio. “Atualmente contamos com cerca de 27 bombeiros voluntários atuando e mais seis efetivados, que trabalham 24 horas”, diz o comandante. Além dos atendimentos de emergências no município, o Corpo de Bombeiros local já prestou apoio a Presidente Lucena, que não possui corporação. Localizado junto às margens da BR-116, no KM 196, o Corpo de Bombeiros de Picada Café, segundo o comandante, é uma iniciativa do atual prefeito, Luciano que na época o procurou, já que o comandante já atuava como bombeiro voluntário, tendo auxiliado na fundação do Corpo de Bombeiros que atualmente tem 13 anos de atividades.