Destaques
Dia Mundial do Meio Ambiente teve mutirão de plantio de árvores em Estância Velha
Estância Velha – Um mutirão de plantio de árvores frutíferas marcou o encerramento da programação municipal da Semana do Meio Ambiente, neste sábado, 5, dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação, que contemplou uma área verde do residencial Nova Estância, foi promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Preservação Ecológica (Semape), e moradores locais, e engajou mais de 30 voluntários.
O prefeito, Diego Francisco, e a secretária da Semape, Viviane Diogo destacaram que a ideia da ação é incentivar a população, para que os moradores se apropriem dos espaços públicos, promovendo a preservação do meio ambiente e a manutenção dos espaços. “Ações como esta do Pomar Urbano vão além do simples plantio de árvores, pois abrangem a questão educacional e a tomada de consciência das pessoas”, destacou Viviane.
Contente com o engajamento da ação, a secretária disse que a iniciativa deve ser reproduzida, no mesmo formato, em outros locais da cidade também. “É muito gratificante ver uma comunidade tão engajada. Estar entre as pessoas, ver acontecer tudo aquilo que projetamos, na teoria, é a melhor parte do nosso trabalho. E é isso que nos faz acreditar numa cidade cada vez melhor”, disse.
O presidente da Câmara, João Gabriel Dilkin, que participou da ação junto com outros colegas vereadores, contou que gosta muito da interatividade que se estabeleceu entre Legislativo e Executivo, nessa gestão, e que o engajamento da população só tem a melhorar ainda mais a realidade no município. “É importante que a cidade cresça, mas de maneira saudável. Então ações como a do Pomar são fundamentais. Quem colherá os frutos, literalmente, será a população.
Colhendo frutos
Bióloga, concursada em Estância Velha, desde 2008, Karen Krause disse que se sente realizada em poder participar de ações como a do Pomar Urbano. Karen disse que, rotineiramente, atua atendendo a denúncias de corte irregular de árvores e pedidos de podas, então o ato de poder plantar árvores na cidade é recompensador.
Karen destacou que os pomares urbanos são muito interessantes para as comunidades, especialmente, quando se pensa no público infantil. Acompanhada da filha, Laura, de seis anos, ela disse que a presença de árvores frutíferas nas áreas da cidade são uma oportunidade para que as crianças conheçam, explorem e se alimentem da natureza. “A própria Laura colheu hoje uma laranja, de uma árvore que ela plantou numa ação do ano passado”, contou.
Quem também levou a família para contribuir com a ação deste sábado foi o ator e humorista Cris Pereira. Residindo em Estância Velha há um ano, Cris contou que acompanha as ações da Prefeitura nos sites de redes sociais, e neste sábado decidiu participar de forma efetiva. Ele, a esposa Mary Godoy Pereira, as filhas Caterine e Melissa, além do genro, Rafael, não hesitaram ao pôr as mãos na terra, destacando que são defensores do Meio Ambiente.
Eduardo Rodrigues, morador próximo do Pomar, além de participar do plantio, emprestou ferramentas aos voluntários e cedeu água de sua casa para regar as novas árvores da área. Destacou que está muito feliz pela disposição da administração, e que a comunidade local tem se mobilizado para cuidar do local.
“Compramos, por nossa conta, duas roçadeiras para manter a área limpa. Temos nos mobilizado para prevenir a poluição e os resultados têm sido muito bons. Todos estão conscientes da importância desse espaço, para nosso lazer e, principalmente, de nossas crianças. Estamos, inclusive, organizando uma rifa para angariar fundos e construir uma quadra de esportes e aproveitar ao máximo esse local”, contou Rodrigues.
Pomar em casa
No Pomar Urbano, foram plantadas 40 mudas de árvores de bergamoteira, pitangueira, mangueira, entre outras, que foram doadas à Prefeitura, por compensação. Interessados em receber mudas de árvores nativas, para o plantio em casa, podem contatar a Semape pelo e-mail: semape@estanciavelha.rs.gov.br.