Destaques

Diário Rural: família inova com tele-entrega de hortifrútis em Nova Petrópolis

29/09/2020 - 18h25min

Vanessa e Adriel mostram um dos pedidos (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – A atividade rural está presente na família Knaak há muitos anos. Localizados em São José do Caí, os agricultores da Agro Knaak não pararam no tempo, muito pelo contrário, acompanham cada vez mais a evolução do meio rural e agora criaram um novo negócio: a tele-entrega de hortaliças, frutas, legumes e hortifrútis em geral. O que começou no início de setembro, já ganhou muitos clientes e a perspectiva para até o fim de 2020 é um crescimento superior a 620%.

Hoje, a principal atividade da família está no cultivo de alfaces, repolhos e couves, mas para entender como essa atividade começou, os produtores Vanessa Regina da Silva e Adriel Knaak contam que é preciso voltar alguns anos no tempo. Antes de investir em hortifrútis, os agricultores da Knaak tinham como carro chefe a produção de figos e goiabas. E, em 2016 e 2017, o que era para ser o a melhor safra, acabou se tornando a pior. Eles plantaram vários hectares de goiabas com a expectativa de vender 60 toneladas, porém, a venda esperada não aconteceu e apenas cinco mil quilos foram comercializados. Sem ter o que fazer com todo o resto, os frutos acabaram apodrecendo e caindo dos pés.

Os pequenos Victor e Amanda estão sempre junto pelos campos (Créd.: Dário Gonçalves)

Dali em diante, eles decidiram que precisavam produzir algo que pudessem comercializar sem depender de uma única venda para grandes empresas0. Assim, não passariam mais pelo risco de produzir e perder tudo. Foi dessa forma que começaram as plantações de hortaliças, em 2018. Usando uma Kombi para transporte, a família começou a ir para a Ceasa, em Caxias, levar suas alfaces, repolhos e couves. Logo as vendas cresceram e um pequeno caminhão foi comprado, substituindo a Kombi.

E como em praticamente todos os setores, a pandemia do coronavírus foi impactante para a família. Não bastassem as vendas diminuírem consideravelmente, Adriel, que trabalhava em Caxias, perdeu seu emprego. Ele que fazia faculdade de gestão financeira, precisou trancar o curso e voltou seus esforços e conhecimentos para ajudar na agroindústria. Com habilidade em planilhas e números, começou a organizar a atividade de tele-entregas, para levar seus produtos diretamente às casas dos clientes que não querem sair de casa.

Verduras plantadas recentemente (Créd.: Dário Gonçalves)

Site e redes sociais

O jovem agricultor decidiu montar um site e um perfil no facebok para investir na atividade. Por lá, os clientes podem escolher tudo o que querem e montar sua cesta. Além das próprias hortaliças, também podem ser compradas as mais variadas opções de frutas, como maças, bananas, mamões, laranjas e morangos. Na parte de legumes, também há cenouras, alho poró, aipim, brócolis, cebolas e beterrabas. Um cardápio completo para quem busca opções saldáveis. “Nós montamos isso no início do mês e já temos 27 clientes cadastrados, mas até dezembro projetamos ter cerca de 200. Assim que uma compra é feita no site, eu já recebo um e-mail informando tudo o que o cliente quer”, explicou Adriel Knaak.

Todas as segundas e quintas-feiras eles vão à Ceasa levar seus produtos e já fazem as compras daquilo que precisam e não plantam na própria agroindústria. Nos dias seguintes, nas terças e sextas-feiras, as entregas são feitas, com tudo ainda muito fresquinho direto para as mesas dos consumidores. Até o momento já há clientes em diversos bairros, como Centro, Vila Germânia, Juriti, BR-116 e Vale Verde.

Berçário e chuva ácida

A estufa onde as plantações começam (Créd.: Dário Gonçalves)

São cerca de três hectares de plantações de hortaliças, mas tudo tem início em uma estufa chamada de “berçário”. É lá que as sementinhas são plantadas em pequenos blocos de isopor até se desenvolverem o suficiente para irem para o campo. Fora tudo o que a família já se consolidou na produção, o berçário também abriga novas experiências. Cebolinhas, alhos, pimentas e outros produtos começam a ser plantados para aumentar a variedade da Agro Knaak. Em outro ponto da propriedade, um pequeno sistema de hidroponia foi montado para testar novos cultivos. E para quem gosta de mel, há 59 enxames de abelhas produzindo diariamente.

Adriel está aprendendo sobre hidroponia (Créd.: Dário Gonçalves)

Produção de mel também está presente (Créd.: Dário Gonçalves)

Todas essas opções servem para não passarem novamente por perdas de produção. E quando houver problema em um produto, os outros podem suprir a necessidade. Foi o que ocorreu há três semanas quando a circulação na atmosfera de gases das queimadas formou chuvas ácidas e atingiu o Estado. Os repolhos, como possuem corpos fechados, recebeu a chuva e manteve a água parada no seu interior. Rapidamente a acidez corroeu as hortaliças por dentro e matou a produção.

Muito da produção foi perdida por conta da chuva ácida (Créd.: Dário Gonçalves)

Quem estiver interessado na tele-entrega da Agro Knaak pode entrar em contato pelo site agroknaak.lojaintegrada.com.br, por facebook.com/agroknaak, ou WhatsApp (54) 99906-9550.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário