Conecte-se conosco

Destaques

Diário Rural: jovens apostam no cultivo de cogumelos comestíveis em Nova Petrópolis

05/08/2020 - 10h24min

Dimitrie e Sérgio com um pouco da produção (Créd.: Dário Gonçalves)

Nova Petrópolis – Cogumelos são corpos frutíferos que surgem a partir de certos fungos, tanto encontrados na natureza, os selvagens, como podem ser cultivados por uma atividade chamada fugicultura. Visto muitas vezes como venenosos e alucinógenos, o cogumelo pode ser um interessante aliado na busca de uma alimentação saudável. E é focado nisso que os amigos Dimitrie Friedrich Zimmermann, de 21 anos, e Sérgio Mombach, 24, apostam em uma produção única no município.

Tudo começou há cerca de dois anos, com a ideia de Zimmermann em transformar o cultivo em uma atividade comercial. Em 2018, ele foi para Florianópolis fazer um curso para aprender as técnicas e entender melhor como os fungos funcionam. Então, neste ano, depois de alguns cultivos em menor escala e a sociedade com Mombach, o projeto foi concretizado e nasceu a Pancmelos, que também produz Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que são comestíveis.

Para o desenvolvimento dos cogumelos, eles usam serragem como principal matéria-prima dos blocos que darão origem aos frutíferos. Porém, vários outros resíduos orgânicos podem ser utilizados, como: bagaço de cana-de-açúcar, palha de milho, feno, e até mesmo borra de café e papelão. Tudo isso, eles chamam de “lixo”, mas possuem uma enorme quantidade de nutrientes orgânicos.

Essa matéria orgânica é misturada com outros ingredientes para fazer a suplementação do composto. No caso deles, farelos de arroz, Em seguida, passam por um processo de esterilização em autoclave em Caxias do Sul, depois a semente é inoculada no composto e vem para Nova Petrópolis onde descansam por 25 dias em uma sala aquecida. O próximo passo é trazer os blocos para a sala da colheita, um local refrigerado 24 horas por dia em uma temperatura média de 12º e a umidade do ar superior à 90%.

Eles começam a se desenvolverem em ambientes quentes (Créd.: Dário Gonçalves)

Produção

Seu desenvolvimento é muito rápido e de um dia para o outro já se nota bastante diferença. Os cogumelos produzidos pelos dois são das espécies Shimeji-pretos, também conhecidos como cogumelo ostra, e o Hiratake. Ambos são produzidos da mesma forma, o que vai definir a diferença, é o tempo em que cada um ficará em desenvolvimento antes de ser colhido. Se retirados mais cedo, são Shimejis, com mais tempo, tornam-se Hiratakes.

Cada bloco de composto produz de 20 a 40% do seu peso em cogumelos. A capacidade atual de produção da Pancmelos é de 150kg de cogumelos frescos por mês mas a meta é aumentar em até 600%. “Estamos com infraestrutura pronta para atender uma demanda de uma tonelada por mês, fazendo o aumento da produção de forma gradual, conforme vamos lançando o produto no mercado e captando mais clientela. Dessa maneira, tudo que produz vende e não temos excedente”, contou Zimmermann.

Os frutíferos nascem em até 40% do bloco (Créd.: Dário Gonçalves)

Colha e coma

Depois que a nova estrutura que está sendo preparada para o aumento da produção estiver pronta, e a pandemia do coronavírus tiver passado, eles planejam uma nova experiência para oferecer aos clientes. A maior parte dos consumidores de cogumelos são pessoas que preferem produtos mais naturais, como vegetarianos e veganos. Assim, permitir que os próprios compradores colham os cogumelos é uma forma ainda maior de mostrar a procedência aos consumidores.

Chamada como “colha e coma”, a atividade faz com que o cliente escolha os cogumelos que quer, colha e leve para casa para cozinhar. Os mais bonitos têm os “caules” mais grossos e consistência bem firme, que variam conforme a temperatura, umidade e concentração de gás carbônico no ambiente. “Temos que esperar a pandemia passar para receber as pessoas, mas acreditamos que será algo que atrairá muitos turistas para Nova Petrópolis”, disseram os produtores.

Colheita é feita de luvas para não transmitir bactérias aos cogumelos (Créd.: Dário Gonçalves)

Como os cogumelos são alimentos esponjosos, eles podem absorver facilmente a gordura presente nas mãos, por isso, para colher, é recomendável que se use luvas. Na hora de limpar, também o ideal é apenas usar um pano ou papel toalha para evitar que fiquem cheios de água e percam seus nutrientes e sabor. Como eles são cultivados em ambientes internos, praticamente não possuem sujeira nenhuma e a limpeza simples deve bastar.

Utilização

Os Shimejis são ricos em proteínas, fibras, minerais, vitaminas e apresentam baixo teor de gordura total. Por esses motivos, podem substituir facilmente a carne nas refeições. Geralmente são consumidos com molhos, massas, e até hambúrgueres. É necessário que, após colhidos, fiquem guardados em recipientes fechados, dentro da geladeira, por no máximo 10 dias.

Por se tratarem de um fungo, que alimenta-se de matéria orgânica em decomposição, os cogumelos possuem ação antimicrobiana para combater bactérias e vírus que podem fazer mal. Assim, eles ajudam o corpo humano a aumentar a imunidade e combatem diversas doenças como diabetes, colesterol, células cancerígenas e o envelhecimento precoce, além de fortalecer ossos, melhorar a digestão e prolongar a saciedade. Mas claro, para conhecer melhor todos os benefícios e como eles podem agir em cada uma dessas questões, é necessário consultar um médico ou nutricionista.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.