Destaques

Dois anos doando sangue pelo próximo

10/08/2021 - 09h32min

Mais de 700 doadores participam ativamente dos mutirões

*por Fábio Radke 

Dois Irmãos – Uma corrente de bem que nasceu com o objetivo de ajudar pacientes e reforçar os estoques de bancos de sangue já se consolidou como um grupo que completa hoje dois anos de existência. Organizados por Sergio Kroetz, os mutirões do chamado Grupo de Doadores de Sangue acontecem agora todos os sábados e mobilizam moradores do município e da região que fazem as doações em instituições de saúde autorizadas. “Chegamos a uma data muito especial, hoje todos nós estamos de parabéns. E tudo começou com um grupo de amigos mais próximos, o grupo foi aumentando dia a dia, hoje já estamos com mais de 700 pessoas participando ativamente”, destaca o vereador Kroetz, que em agosto de 2019, era o chefe do departamento de Desporto de Dois Irmãos.

O idealizador do projeto destaca ainda que mesmo durante a pandemia, o grupo seguiu forte com seu propósito. “Lembro muito bem do ano passado, no início da pandemia, aquele pânico, foi criado um terror em todo mundo, e os hemocentros implorando por doadores. E para minha surpresa o grupo decolou justamente nesse período, já estamos mais de um ano indo em todos os sábados e muitas vezes indo em dois lugares no mesmo dia”, acrescenta.

Pacientes de diferentes municípios também são beneficiados a partir do movimento popular. Kroetz ressalta que, recentemente, foram feitas doações para pacientes de outras cidades, como Santa Maria do Herval, Estância Velha, Ivoti, Sapiranga, Gravataí, Santa Maria, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Morro Reuter. Com apoio do Município que disponibiliza o transporte até os locais de coleta e a ajuda de um patrocinador, os participantes posam para fotografias com camisetas da campanha e com o semblante de dever cumprido a cada edição.

Como participar

Os interessados em participar com doações de sangue através do grupo devem acompanhar a agenda com datas dos mutirões e reservar vaga no transporte. Em agosto, as próximas serão na Santa Casa (dia 14), Hospital de Clínicas (21), grupo do CLJ no Hospital Regina (21) e Hospital Conceição (28). Hoje, em virtude da pandemia são 20 lugares disponíveis no transporte a cada edição. Anteriormente, esse número de vagas era de 30. Já no mês de setembro, no dia 10, acontece um mutirão no feriado municipal. “No dia 10 de setembro é feriado em Dois Irmãos e daí vamos fazer na sexta-feira. Quem não pode ir em sábados vai poder nesse dia já que é feriado somente em Dois Irmãos”, disse. Outras informações e reservas de lugares podem ser feitas no telefone: (51) 99500 2719.

No último sábado (7), doações foram para Gabriel Strieder, de Estância Velha, com 9 anos, no laboratório Marques Pereira

Copyright© 2020 - Grupo o Diário