Destaques

Dois Irmãos: morador utiliza bananeiras para saber quem está na frente na corrida eleitoral

01/11/2020 - 10h27min

Atualizada em 01/11/2020 - 10h51min

Dois Irmãos – Quando o time do coração está em campo sempre vale aquela rezinha. Ou enquanto quando é feita uma aposta na loteria. Grande parte da população tem algum tipo de mandinga para torcer por algo, ou apenas saber o resultado. Um morador do bairro Sete de Setembro foi mais além: ele utiliza troncos de bananeira para saber quem está à frente na corrida para a Prefeitura de Dois Irmãos.

A “pesquisa eleitoral”, feita de forma artesanal, é bem antiga e a tradição de fazê-la é de família, como diz Roque Mombach, o popular Tigrão. “O meu avô já fazia no tempo do Brizola. Ele nunca errou uma eleição. Eu também faço desde guri e sempre deu certo. Inclusive, já estão me pedindo para fazer com candidatos de outros municípios, como Sapiranga”.

Parte técnica

Roque explicou como funciona toda a parte técnica da “pesquisa”. Ele garante que corta as bananeiras todas no mesmo dia, no mesmo tamanho e previamente plantadas próximas, com a mesma terra, e a que mais cresce é a do candidato que está na frente. “O crescimento do broto depende da popularidade do candidato. Tem um desses cinco que cresceu muito rápido, mas depois começou a murchar. Isso significa que começou a semana com a popularidade boa, mas no decorrer foi perdendo prestígio”.

Várias amostras até a definitiva

Até o pleito no dia 15 de novembro, Roque pretende fazer mais e mais testes para apurar como está a corrida eleitoral entre os cinco postulantes. Ele afirma estar desde o final de setembro realizando este tipo de trabalho, para acompanhar a popularidade de cada candidato na comunidade. “Vou fazer várias até o dia da eleição. Mas a mais precisa é a que eu corto na sexta-feira antes do pleito e meço o tamanho do broto na manhã do domingo. Essa é
a que não tem erro”, finalizou.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário