Destaques
Dois Irmãos recorre à decisão de manter o comércio fechado
Dois Irmãos – A prefeitura de Dois Irmãos irá recorrer à decisão do governador Eduardo Leite que, através de um novo decreto, impediu que o município reabra o comércio ao menos até final de abril. O secretário de Indústria e Comércio, Edson Maicá Severo, disse à reportagem que o ofício apresentando dados técnicos, embasados na secretaria de Saúde, será apresentado ao governador ainda na tarde dessa quinta-feira, dia 16 pela prefeita Tânia da Silva, fazendo assim, contraponto à decisão do governador, da mesma forma como demais município da Serra Gaúcha, pedindo a flexibilização para a reabertura gradual do comércio.
“Entendo que o governador está equivocado com os dados, colocando todos os municípios no mesmo pacote. Nós só entramos nesse decreto pois, geograficamente, fazemos parte da região metropolitana. Mas, se analisarmos os números, graças a Deus, são baixíssimos em relação a outros municípios; por isso estamos encaminhando um ofício ao governador, para que reconsidere essa avaliação e retire Dois Irmãos dessa restrição”, disse Maicá.
De acordo com o secretário o município está tendo bons resultados, mantendo seus números baixos e, portanto, de acordo com ele, não existe justificativa com base científica que defenda o fechamento do comércio local. “É difícil sustentar isso para os comerciantes, que deverão permanecer fechados para evitar aglomerações de pessoas; aí a Caixa, onde foi liberado recursos, tem filas, da mesma forma na lotérica. Os mercados também tem filas e igualmente as fruteiras. Não tem como sustentar esse discurso para o comerciante que vende roupa, por exemplo, que tem poucas pessoas entrando em sua loja, não tendo aglomerações”, explicou, ressaltando que, o objetivo é solicitar a reabertura do comércio mas, seguindo todas as normas de higiene e segurança para evitar o contágio.
Maicá também comemorou os bons resultados. “Criamos um gabinete de gerenciamento de crises, que, junto com médicos, infectologistas e epidemiologistas analisam nossos dados, organizando o atendimento na emergência e postos de apoio ao Covid, acompanhando as pessoas e, desses três casos que temos, um já foi curado, graças a Deus. Também não temos nenhum óbito e vamos torcer e trabalhar para que não aconteça nenhum”, disse ele.
Clique aqui para ver na íntegra o oficio da prefeita Tânia da Silva, que está sendo encaminhado ao governador Eduardo Leite.