Conecte-se conosco

Destaques

Dono de pitbull sacrificado em Ivoti será notificado pela Polícia Civil

19/05/2020 - 12h00min

Atualizada em 19/05/2020 - 12h06min

Cão foi sacrificado nesta segunda após dona autorizar

Ivoti – O sacrifício de um cão da raça pitbull ocorrido no Jardim Bühler na manhã desta segunda-feira, 18, terá desdobramentos. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar se o animal sofria de maus tratos. O dono do cão, inclusive, será notificado pelos agentes ainda nesta semana. O pitbull fugiu de sua casa e atacou outros dois cachorros do mesmo terreno, episódio que levou os animais a morte.

A ocorrência foi atendida pelos Bombeiros Militares de Ivoti, Brigada Militar e por uma profissional de veterinária que também é agente da Polícia Civil. Ela constatou no local que o cão estava desnutrido e sofrendo de maus tratos, motivos que levantam a suspeita de que o pitbull estava se alimentando dos outros cães.

A esposa do dono do cão assinou um termo autorizando o sacrifício do animal, em razão do seu comportamento violento e por apresentar riscos aos moradores do entorno. O proprietário será intimado a comparecer a delegacia para esclarecer sobre a situação em que se encontrava o animal antes da morte.

O caso

Moradores da rua Régis Bittencourt, no Jardim Bühler, viveram um momento de tensão por volta das 10h30 de segunda-feira, 18, após o cão fugir de uma casa. Um vizinho escutou a briga de cães e quando se deparou com a cena, o pitbull havia matado dois cachorros, que estavam presos.

Ao chegar no local, os soldados encontraram o pitbull sobre um dos animais. Ele estava mastigando a carne, aparentando estar faminto. Ao perceber a situação de risco que o pitbull oferecia a todos na volta, os bombeiros isolaram a rua com cones para evitar que alguém se aproximasse da casa.

Os soldados tentaram a todo instante se aproximar do cão, usando equipamento especial para prendê-lo, com enforcador e focinheira. O animal se mostrava muito agressivo e até fez menção de avançar na guarnição para não permitir a aproximação. Os soldados então tentaram estimular o pitbull a deixar o cão morto para trás, arremessando pedaços de comida em sua direção. O cão se afastava para pegar o alimento, mas logo em seguida retornava ao animal morto.

Após muito esforço, os bombeiros então conseguiram prender o cão, quando um dos soldados entrou na casa e laçou o animal com o equipamento de enforque, enquanto o pitbull estava comendo uma das iscas lançadas. Em razão do seu comportamento agressivo e por riscos aos proprietários, a dona do animal assinou uma autorização para a veterinária fazer a eutanásia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.