Destaques

“É um menino muito forte e cheio de energias”, conta avó de bebê salvo pelos bombeiros de Picada Café

03/11/2020 - 18h05min

O pequeno Arthur com a vovó Lisiane (Créd.: Divulgação)

Picada Café – O menino Arthur, de 1 ano e 11 meses, que se afogou em um tonel de água no último sábado, 31, e foi reanimado pelos bombeiros, está intubado na UTI, em Caxias, em estado estável. Sua situação ainda inspira cuidados especiais, mas ele está se recuperando.

Em contato com nossa reportagem, a avó de Arthur, Lisiane Almeida, contou que um raio-X e uma tomografia foram feitos e foi constatado que seu cérebro está bom e ele não terá sequelas. “Ele ficou sem oxigênio e a médica achou que poderia ter alguma sequela, mas graças a Deus não tem nada. É questão de tempo para ele se recuperar”, contou.

A esperança da família é que ele deixe a UTI e vá para um quarto até o final de semana. A avó disse que o risco maior já passou e que a rapidez dos bombeiros foi crucial para que sua vida fosse salva. O garoto engoliu muita água e chegou sem sinais vitais na corporação dos bombeiros. Depois de ser reanimado pelo Comandante Vilson Koch, ele foi encaminhado para o Hospital Nova Petrópolis, e posteriormente, para Caxias do Sul. Arthur precisou de uma limpeza nos pulmões e a água acabou gerando uma pneumonia e febres.

O acidente

Arthur caiu em um tonel cheio de água na tarde de sábado, 31, que era usado em uma obra na residência do menino. A família encontrou o menino cerca de cinco minutos depois de notar o silêncio do garoto, por isso não sabe-se quanto tempo ele ficou submerso. A avó conta que eles estão tentando entender como o acidente ocorreu, já que o tonel é muito mais alto que ele. A suspeita é de que Arthur tenha tentado pegar alguns brinquedos, quando caiu na água.

Assim que os pais viram o menino, o levaram rapidamente à Corporação dos Bombeiros, que fica próximo da casa. O Comandante Vilson Koch foi o primeiro a realizar o salvamento, conseguindo fazer com que ele fosse reanimado. “Ele chegou sem sinais vitais. É um caso muito raro, mas ficamos felizes de ter conseguido salvar sua vida e saber que ele está se recuperando bem”, afirmou.

Recuperação

Lisiane confessou que durante o final de semana, achou que ele não resistiria, mas o menino é forte, cheio de energias e muito inteligente para sua idade. “Vemos notícias assim com outras pessoas, mas quando ocorre com a gente é terrível. Dá uma sensação de impotência ver ele na UTI e não poder fazer nada”, relatou.

Além dos bombeiros e médicos que o salvaram, a avó disse que o que está dando muita força para Arthur e toda a família, são as orações e energias positivas enviadas pela comunidade. Ela contou que tem recebido muitas mensagens, inclusive de pessoas que ela não conhece. Arthur está sedado e, quando passa o efeito, ele se debate e chora muito, mas devido à fraqueza dos pulmões, é um choro sem voz. Por isso ele precisa voltar a ficar sedado para que não se esforce muito e não se machuque.

Quando tudo passar, a família deseja voltar ao quartel dos bombeiros para agradecer aos heróis. “Ele adora escutar as sirenes”, finalizou a avó.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário