Conecte-se conosco

Destaques

Eleições 2020: entrevista com Paulo Fritzen – candidato a prefeito de Dois Irmãos

26/10/2020 - 22h07min

Paulo Fritzen e o candidato a vice Marcos Souto (Créditos: Rogério Savian(

Dois Irmãos – Vereador mais votado nas últimas eleições municipais, o empresário Paulo Fritzen (PSD) está concorrendo desta vez como candidato à Prefeitura. Ele terá ao seu lado o candidato a vice Marcos Souto, em chapa sem a participação de outros partidos e intitulada “A voz da vez é a voz do povo”.

No primeiro dia como prefeito, qual teu primeiro ato?

Meu primeiro ato será ver como está a gestão pública do município, como a administração vai deixar a situação da Prefeitura, além de já entrar com o planejamento de redução de custos. E de modo geral valorizar todos os que estão lá dentro, que são os servidores. E no dia a dia ver o que dá para fazer para melhorar a cidade de Dois Irmãos.

Como você vê a atual administração de Dois Irmãos?

Falta muita coisa. Dois Irmãos precisa de uma redução de gastos em toda a parte interna e externa. Precisamos reduzir custos. Nós temos pouco serviço para bastante empregados. A nossa cidade tem 61 anos de municipalização e ainda estamos pagando aluguel. Ao todo nosso município se perdeu um pouco. Os prefeitos estão se perdendo. Têm muitas obras paradas em que teria que ter um olhar mais amplo para diminuir os gastos. Na Praça do Imigrante, por exemplo, eu acho que foi gasto demais.

Como você pretende trabalhar a questão da Educação Infantil no município?

Mantendo muito bem a Fadi, porque esta é uma excelente empresa que está administrando em Dois Irmãos a Educação Infantil. As nossas crianças hoje estão sendo muito bem cuidadas aqui. Mas sim, precisamos ampliar as creches, começando já no bairro São João, onde tem muita criança que ainda não tem creche. O nosso olhar é um futuro e um crescimento de Dois Irmãos. E dá para fazer a ampliação buscando recurso a nível federal e também reduzindo custos no município.

Sobre a administração terceirizada do Hospital São José e da Nova Emergência, você acredita ser este o modo mais eficaz?

Varia muito de quem vai administrar. Eu não posso falar que a administração está fazendo um trabalho especial. Tem muita coisa que está deixando a desejar. Mas eu acho ainda que a empresa que deveria estar administrando o hospital deveria ser de Dois Irmãos. Se eu for eleito prefeito, gostaria de formalizar uma equipe especializada, com técnicos responsáveis e com raízes no município, com pessoas conhecidas, para deixar o lucro aqui.

O que pretende fazer para trazer mais empresas e incentivar as que já estão aqui, para aumentar arrecadação de impostos e geração de empregos?

Num primeiro momento, nós precisamos valorizar as empresas de Dois Irmãos. Mas sim ampliando e buscando novas empresas. Hoje nós temos em média 830 CNPJ’s no município. Nós precisamos valorizar as que já estão aqui, além de formalizar que elas sigam aqui em Dois Irmãos. Nós temos o parque industrial e eu acho que poderia valorizar mais colocando as pequenas empresas neste local.

Qual a sua opinião sobre terceira idade, cancha de laço, centro de cultura e investimentos em turismo?

Pretendemos trabalhar na ampliação do centro de convivência. Eu acho que deveria ter um olhar mais amplo no local, porque ele foi mal construído. É muito pequeno e deveria ter sido projetado para que a terceira idade pudesse realmente usar ele. Acredito que onde está a cancha é muito bom o local, mas toda a cavalgada ocorre do lado esquerdo da BR-116, e eles vão ter que se destinar para o outro lado. Mas tem que avaliar o apoio especial do CTG do bairro São João. Nós precisamos valorizar o CTG e os piquetes do município. A Prefeitura tem que ajudar e analisar os projetos dos CTGs. Além disso, hoje eu vejo que a cultura não está ruim, é só manter e ampliar mais. O turismo precisa ser valorizado muito, criando um projeto amplo para que os turistas venham mais para Dois Irmãos.

SAÚDE

No modo geral, eu acho que nós temos muitos postos de saúde, mas a demanda é grande. Nós temos que reduzir custos para aumentar o número de médicos. E também analisar o medicamento, porque tem muita gente com falta de remédio. Mas temos que cortar custo de algum lugar para ampliarmos a emergência e porque o povo se queixa muito de falta de atendimento, principalmente nos bairros

HABITAÇÃO

Hoje nós temos um projeto furado, que 99% não vai dar certo, porque foi mal elaborado. Nós precisamos de casas populares para classe média baixa. Nós temos um novo projeto de casas de R$ 250 a 280 por mês, onde a população pode pagar. Estamos elaborando este projeto e vendo os locais para esta iniciativa. A gente quer sim construir casas para a classe média baixa.

MOBILIDADE

Precisa ser feito muita coisa. A cidade hoje está lenta. Nós precisamos arrumar uma equipe especializada para analisar e saber como vamos fazer daqui para frente, porque é uma questão que precisa ser ampliada. Têm locais que foram feitas rotatórias e que o transito ficou perigoso. Além disso, vejo que está faltando muito a parte da sinalização das ruas no município.

KERB

Precisamos fazer uma reunião com toda a população. Nós precisamos unir o povo e aí a população que deve escolher. Mas eu acho muito errado o Kerb perto do hospital. Tem que ser planejado. No futuro, o evento deve ser retirado de dentro da nossa cidade. Temos que rever e fazer o projeto com a parceria dos empresários que sempre participaram do Kerb e levar para outro lugar mais amplo.

TURISMO

O turismo tem que ser planejado, com uma equipe de qualidade, para que o setor se amplie. No modo geral, nosso turismo ainda está fraco. Nós precisamos ampliar mais, trabalhando para o lado que seja ampliado.

DESAFIOS

Desafio a gente sempre vai ter, mas o nosso maior é a saúde. Nós estamos caminhando na rua e o que a gente vê pedirem é pela saúde. A saúde não está ruim em Dois Irmãos, mas a gente ainda vê que ela precisa ser ampliada. Além disso, o emprego, a segurança e a educação.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.