Destaques

ELEIÇÕES 2020: Juarez, Jerri e Gilnei deixam as secretarias para concorrer

08/06/2020 - 10h09min

Atualizada em 08/06/2020 - 10h10min

Secretários que pediram afastamento nos municípios de Dois Irmãos e Santa Maria do Herval.

Região – Faltando menos de quatro meses para as eleições municipais, previstas para 4 de outubro, encerrou na quinta, 4, o prazo para os secretários municipais interessados em concorrer às eleições de 2020 pedirem afastamento de suas funções. Os períodos são diferentes para cada cargo ocupado. Entre os que tinham maior prazo estão os secretários municipais que precisam pedir o afastamento dos cargos seis meses antes das eleições para concorrer a vereador e quatro meses para prefeito e vice. Caso mude a data das eleições, esses prazos também terão alteração.

Em Dois Irmãos, de acordo com a prefeita Tânia da Silva, se afastaram de suas funções o Juarez Stein (Fazenda), e o Jerri Meneghetti, que deixou a Secretaria da Administração, mas permanece na função de vice-prefeito. Porém não pode assumir como prefeito interino nesse período.

Outros nomes de secretários que eram bastante cogitados, mas não confirmaram suas exonerações são o Nei Ferraz (Planejamento), Carlos Arnold (Obras) e Denise Maldaner (Educação). “No caso da Denise, foi uma decisão dela em não abandonar a Secretaria de Educação em meio a esse momento difícil que estamos passando”, destacou Tânia.

Demais servidores

Em relação aos chefes de setores e servidores das demais repartições, existem nomes que vem sendo bastante sondados como é o caso do Mauro Hahn (chefe do Setor de Recolhimento e Destino de Lixo), Edna da Costa (chefe do Departamento de Vigilância Sanitária),  Celina Christovão (enfermeira do Postão) e o Sério Kroetz (chefe do  Desporto). Mas esses, e outros, tem até o dia 3 de julho para se manifestarem oficialmente. “Por enquanto, prefiro não citar nomes ainda não confirmados, mas teremos bastante gente competente e forte, que serão conhecidos nos próximos dias. Precisamos de pessoas comprometidas com a comunidade.”, destaca Tânia.

Santa Maria do Herval

A prefeita Mara Stoffel confirmou o afastamento do Gilnei Capeletti do comando da Secretaria de Obras, mas ele permanece como vice-prefeito. Gilnei é o único chefe de uma secretaria que vai concorrer às eleições. Os demais chefes de setores ou departamentos tem até o dia 3 de julho para se desincompatibilizarem. Além do secretário, o único nome, por enquanto, confirmado é o do Ivonei (chefe do Desporto). “Certamente teremos vários outros nomes que vão ser conhecidos nos próximos dias. Temos gente forte que vai sair para concorrer. Mas prefiro deixar eles fazerem o comunicado primeiro. Precisamos de gente preocupada no melhor para o povo hervalense”, destaca Mara.

Morro Reuter

De acordo com a prefeita Carla Chamorro, nenhum secretário se afastou de sua pasta em função das eleições deste ano. O vice-prefeito Airton Bohn havia deixado a Secretaria de Obras há alguns meses, mas foi por questões pessoais e não diretamente ligada às eleições. Quanto aos demais servidores, já existem pessoas que manifestaram interesse, mas ainda nada foi formalizado porque o prazo segue até julho.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário